plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 10:31

Evento no MIS destaca avanço da cultura no MS em 2017

Inaugurado o espaço ‘Maria da Glória Sá Rosa’, com a exposição de 100 discos de vinis de artistas do Estado

“Em um ano de crises financeira e política, a cultura em Mato Grosso do Sul teve avanço expressivo”. Essa foi a palavra de ordem que deu o tom no evento que reuniu artistas, músicos e produtores culturais na manhã desta sexta-feira (22) no MIS (Museu da Imagem e do Som) durante o lançamento da exposição “Memória da Música MS 40 Anos”, com a exposição de 100 discos de vinis de artistas do Estado. A exposição é em parceria com Carlos Luz, pesquisador e idealizador do Projeto “Projeto Memória Fonográfica” que fica aberta ao público até março de 2018 no espaço “Maria da Glória Sá Rosa”.

No ato foi lançada a programação especial de Ano Novo da TV Educativa onde traz um panorama cultural, político, jornalístico, musical e documental do que aconteceu e acontece nesses 40 anos da divisão do estado de MS.

Entrega de certificados aos participantes do curso de documentário “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”

 

Também houve a entrega de  certificados aos participantes do curso de documentário “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”, em uma parceria do MIS e TVE. O resultado do curso foi a produção de cinco documentários; “Mulheres em Obras”, “Reexistência – Eu posso ser você, sem deixar de ser quem sou”, “Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz”, “Paralelas de Aço”, “Mato Grosso por que dividir”. 

Participaram do evento o Secretário de Cultura e Cidadania e presidente da Fundação de Cultura Athayde Nery, o Diretor-presidente da Fundação Estadual Luiz Estadual Luiz Carlos Chagas de Rádio e Televisão (Fertel), jornalista Bosco Martins, e a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro.

Marinete Pinheiro anunciou a digitalização de 550 discos de vinil que compõem o acervo musical do MIS. “Digitalizar nosso acervo musical vai muito além da importância de arquivar músicas de uma mídia (vinil) dita ‘ultrapassada’. Resgata e preserva nossa identidade musical regional para outras gerações”, enfatiza. A coordenadora do MIS adiantou que esse acervo será transformado em um programa de música na Rádio Educativa FM 104,7.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o Secretário de Cultura e Cidadania de MS, Athayde Nery, fez um balanço deste ano destacando a constituição cultural de MS com a implantação do Sistema e Plano Estadual de Cultura, o único estado da federação a criar este dispositivo.

Diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins

Para o Diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins,  o grande avanço nesse segmento cultural voltado às emissoras públicas de radiodifusão, foi o retorno da Fertel estar novamente vinculada à Secretaria de Cultura e Cidadania. Bosco ressaltou a importância da programação especial e que o fruto desta parceria da TVE, Secc, Fundação e MIS resultou em mais de 40 horas produção local. “Em tempos de era digital e ‘4K’, este grupo de artistas, produtores e músicos que aqui se encontram, sabem a real história cultural do estado. É preciso resgatar e preservar a memória daqueles que começaram a construir nossa identidade, para o que temos hoje em termos de política cultural não se perder”, ressalta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *