28 de março de 2024 - 08:59

Evento nacional discutirá combate à corrupção e terá palestra do controlador-geral de MS

O controlador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, será um dos palestrantes da “2ª Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)” realizada na próxima quarta-feira (15), das 10h às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de vídeos, do Tribunal de Contas da União (TCU).

A 2ª Etapa do PNPC será transmitida gratuitamente pelo canal do Tribunal de Contas da União e está com inscrições abertas

O evento tem o objetivo de enfatizar a importância da gestão da ética e da integridade para a efetiva prevenção à corrupção, destacando pontos como conscientização do tema organização; código e comissão de ética; conflito de interesses; recebimento de presentes; participação em eventos; controle de variação patrimonial; e estruturas organizacionais dedicadas a atividades de controle interno.

A temática da segunda capacitação do ano trata sobre “A gestão da ética e da integridade” e está voltada para o público-alvo, que consiste nos gestores federais, estaduais e municipais participantes do PNPC e demais interessados. Estão disponíveis mil vagas e para participar, gratuitamente, é necessário fazer a inscrição neste link.

Carlos Girão revela que sua fala abrangerá o eixo Prevenção, um dos cinco que aborda o documento Referencial de Combate à Fraude e Corrupção produzido pelo TCU. Além disso, o trabalho inclui os eixos Detecção, Investigação, Correção e Monitoramento. O propósito do Referencial foi compilar o conhecimento prático que vem sendo aplicado por organizações públicas e privadas, dentro e fora do Brasil, no combate à fraude e corrupção e disseminá-lo aos gestores públicos de todas as esferas de Governo.

O gestor da pasta da CGE-MS, pretende contextualizar sua apresentação citando os avanços de Mato Grosso do Sul devido à criação do Programa MS de Integridade (PMSI).

O evento tem a parceria do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades) e da Rede de Controle da Gestão Pública. Durante as palestras será divulgado o lançamento do curso “Mecanismo da prevenção: Conhecendo a gestão da ética e da integridade”.

Confira a Programação

• 10h às 10h05
    Boas-vindas do mediador aos participantes, o coordenador do GT PNPC na Secretaria Executiva da Rede Nacional de Controle Mário Bertuol
  • 10h05 às 10h15
    Fala de abertura do Coordenador-geral de Articulação Institucional do DRCI, Edson Garutti.
  • 10h15 às 10h45
    Palestra do Controlador-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda
  • 10h40 às 11h00
    Interação do mediador com o palestrante