28 de março de 2024 - 15:54

Evaldo Gouveia e Jair Amorim são Os Donos da Música

Programa produzido e apresentado por Marta Maria na Educativa 104.7 FM traz os sambas e boleros compostos por Evaldo Gouveia e Jair Amorim

Jair Amorim e Evaldo Gouveia compuseram alguns dos maiores sucessos da MPB. (foto: internet)

Nesta sexta-feira (08/03), a partir das 22h, o samba canção e os boleros de Evaldo Gouveia e Jair Amorim tomarão as ondas da Educativa 104.7 FM  no programa Os Donos da Música com Marta Maria.

Evaldo Gouveia de Oliveira nasceu em Iguatu, no Ceará, no dia 8 de agosto de 1928. Evaldo é compositor, cantor e violonista, responsável por grandes sucessos como “Deixe que ela se vá”, eternizada na voz de Nelson Gonçalves, “Alguém me disse”, gravada por Anísio Silva, “Tudo de mim”, cantada por Altemar Dutra, e outras centenas de sambas e boleros gravados por grandes nomes da MPB.

As canções melancólicas de Evaldo foram gravadas por grandes nomes como Cauby Peixoto, Moacyr Franco, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Angela maria e outros tantos intérpretes que deram voz aos sambas e boleros do compositor.

Jair Pedrinha de Carvalho Amorim nasceu em Santa Leopoldina, Espírito Santo, no dia 18 de julho de 1915. Além de ser um grande compositor da música brasileira, Jair ainda atuou como locutor de rádio e jornalista. Apesar de começar a vida como jornalista no Espírito Santo e depois no Rio de Janeiro, Jair Amorim logo se envolveu com o samba compondo marchas de carnaval depois de se envolver com músicos cariocas e começar a atuar como locutor na Rádio Nacional.

Um de seus maiores sucessos é “Conceição”, um samba composto junto com o sambista Dunga que ganhou cara de bolero quando eternizado na voz de Cauby Peixoto. Jair Amorim ainda foi gravado por grandes nomes da MPB como Agnaldo Rayol, Jair Rodrigues, Ângela Maria, Wilson Simonal, Gal Costa e outros tantos.

Em 1969 Jair Amorim e Evaldo Gouveia compuseram o samba-enredo “O Mundo Melhor de Pixinguinha”, que acabou vencendo o carnaval daquele ano pela Portela.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.