plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de março de 2024 - 22:16

Estudantes do IFMS vão à Inglaterra mostrar trabalho sobre participação da mulher na política

Deputada-Estudante-Amanda-Delgado-150x150
Amanda Delgado

As estudantes Amanda Delgado, 17 anos, e Izabelly Rezende, 16, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), conquistaram o credenciamento para o London International Youth Science Forum (Liysf), que será realizado em Londres, capital da Inglaterra, em agosto de 2016. Nessa semana Amanda visitou a Rádio e TV Educativa (RTVE) para falar do projeto que credenciou a participação no evento na Inglaterra. As duas foram eleitas no ano passado “deputadas estudantes”, em projeto de afirmação da cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Deputada-Estudante-Izabelly-Rezende-150x150
Izabelly Rezende

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, que recebeu da estudante informações sobre o projeto classificado para o fórum internacional, as emissoras do Estado, em cooperação com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) estão divulgando pesquisas e iniciativas dos jovens cientistas “dentro da nossa missão de promover a cultura e o conhecimento”.

IMG-20160114-WA0037(1)
Amanda mostra trabalho ao diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins

A conquista ocorreu durante a III Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). O projeto “Mulheres e Representação Política na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul” alcançou o 1º lugar na categoria Ciências Humanas no evento.

O trabalho das estudantes mapeou a participação da mulher na política do Estado, identificando os problemas enfrentados e apontando soluções para aumentar a presença feminina na política.

“Uma das conclusões a que chegamos é que as leis de cotas para a participação da mulher na política são burladas. Partidos colocam mulheres para concorrer a algum cargo, todavia, não ajudam nos demais aspectos. Essas mulheres servem apenas para completar o quadro de candidaturas e cumprir a lei”, explicou Amanda.

A pesquisa foi desenvolvida durante a participação das estudantes no projeto Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa.

A Febrat é organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne trabalhos de estudantes da educação básica e técnica de todo o país.

O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pelo Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT).

A edição 2015 foi promovida no final de outubro, em Belo Horizonte (MG).

LIYSF – O Fórum é organizado desde 1959 para promover o interesse dos jovens pela ciência. Anualmente, reúne estudantes de mais de 60 países.

A programação inclui palestras e visitas a indústrias, centros de pesquisa, instituições e organizações científicas, incluindo universidades, com o objetivo de criar relacionamentos entre pessoas do mundo todo e oferecer uma experiência educacional multicultural.

Em 2014, estudantes do Campus Coxim participaram do evento. Em Londres, Carla Fernanda Okabe e Rayane Melo apresentaram uma pesquisa sobre o potencial anticancerígeno da soja.

(Com informações do IFMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *