25 de abril de 2024 - 01:01

Estudantes do IFMS têm até esta segunda-feira para solicitar auxílio eventual

Estão abertas as inscrições para que estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em situação de vulnerabilidade social possam receber o Auxílio Eventual, um apoio financeiro que contribua com a permanência escolar durante o período de calamidade pública, decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

O Edital nº 21/2020 com todas as normas do processo está disponibilizado na Central de Seleção.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato, inicialmente, com o preenchimento do Formulário de Inscrição, até esta segunda-feira, 4 de maio. Ainda nesta segunda-feira será divulgada a relação de estudantes inscritos.

Depois, o inscrito deve encaminhar, de 5 a 11 de maio, via e-mail, o arquivo de Composição Familiar preenchido. A relação de endereços eletrônicos aos quais os estudantes devem encaminhar o documento está disponível no edital (item 4.6), que pode ser acessado no site do IFMS..

Caso se enquadre em algum dos requisitos de prioridade, deve também enviar os documentos comprobatórios: declaração de pertencimento a comunidade indígena (Anexo II) ou declaração de pertencimento a comunidade quilombola (Anexo III) ou cópia do extrato do último pagamento do benefício social.

Os anexos citados, assim como orientações para envio da documentação comprobatória, estão disponíveis no edital de retificação publicado na Central de Seleção.

Requisitos – Serão beneficiados estudantes de cursos técnicos e superiores que não tenham sido contemplados pelo Auxílio Emergencial (Edital nº 20/2020) e que tenham se inscrito no Edital nº 007/2020.

O estudante deve ainda estar matriculado em, no mínimo, três disciplinas e não pode ter mais do que duas reprovações por falta no semestre anterior; também não pode estar cursando apenas estágio, trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou atividade complementar.

A renda familiar per capita também não pode exceder a um salário mínimo e meio vigente, de acordo com as informações declaradas no Questionário Socioeconômico.

Terão prioridade, nesta seleção, estudantes residentes em comunidades quilombolas ou indígenas ou que pertençam a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do governo federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e CAD Único.

O auxílio está previsto na Política de Assistência Estudantil da instituição, sendo concedido como forma de proteção social a estudantes em situação de vulnerabilidade, ou que, encontram-se na situação devido a alguma questão recente de risco social decorrente do agravamento das desigualdades sociais e regionais – como no atual momento de enfrentamento à uma pandemia.

Resultado e pagamento – A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para 12 e 15 de maio, respectivamente.

Após a publicação do resultado final, o estudante terá cinco dias para informar, via e-mail ao seu campus (relação de e-mails no edital), os dados bancários para efetivação do pagamento.

O valor é de R$ 150,00 mensais, pelo período de três meses, podendo ser suspenso ou prorrogado, de acordo com determinação institucional baseada nas orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, condicionado à disponibilidade orçamentária do IFMS.

A gestão do auxílio será realizado pelo próprio campus, com  previsão de pagamento para os meses de maio, junho e julho.

O pagamento será feito mediante depósito bancário efetuado em conta corrente, que deve estar em nome e CPF do próprio estudante (mesmo para os menores de 18 anos).

Entenda os auxílios do IFMS – São três os auxílios lançados pelo IFMS a seus estudantes neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O Auxílio Emergencial para Acesso Digital (Edital nº 16/2020) concede R$ 30,00 para estudantes contratarem serviços de internet e poderem participar das atividades não presenciais de ensino.

O Auxílio Emergencial (Edital nº 20/2020)) é concedido a estudantes “veteranos” em situação de vulnerabilidade social. O valor do auxílio é de R$ 150,00 por três meses.

Já o Auxílio Eventual (Edital nº 21/2020) é para estudantes que não foram contemplados pelo Auxílio Emergencial e que se encontram em situação de vulnerabilidade social em virtude da pandemia do novo coronavírus. O valor do auxílio também é de R$ 150,00 por três meses.

Para entender em quais editais pode se inscrever, o interessado pode acessar uma página sobre os auxílios estudantis durante a pandemia. Na página estão disponibilizados links para o estudante fazer sua inscrição no edital adequado.

Dúvidas sobre a Assistência Estudantil podem, ainda, serem enviadas via e-mail para dirae@ifms.edu.br (Diretoria de Assuntos Estudantis).

Fonte: IFMS