
A Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) recebeu nesta sexta-feira (14) mais duas turmas da Escola Oswaldo Tognini, nos períodos matutino e vespertino. Elas vieram conhecer um pouco sobre o funcionamento das emissoras de rádio e TV públicas do Estado –a Educativa 104.7 FM e a TVE Cultura, respectivamente. As visitações fazem parte de projeto da instituição de ensino focado no ensino sobre tecnologias de comunicação.
“A visita faz parte do projeto Feira do Conhecimento, que será realizada em outubro. Os alunos vão falar sobre a evolução da tecnologia e da comunicação e vieram presenciar como funciona uma rádio e uma televisão”, disse a professora Andrea Netto Braga, que pela manhã acompanhou alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na visita.
Outras turmas da Escola Oswaldo Tognini já estiveram na sede da Fertel neste ano, a partir de agendamentos com a administração da instituição que, entre seus objetivos, tem a difusão da história e da cultura de Mato Grosso do Sul e da própria fundação.
As visitas incluíram a Sala da Memória Pedro. C. R. Porfírio –um museu que exibe equipamentos usados ao longo da história das emissoras públicas estaduais– e o Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza, onde são realizadas mostras de arte e jornalismo (no momento é promovida a exposição Olhares da Notícia, com imagens captadas pelos fotojornalistas Roberto Higa, Nilson Figueiredo e Valentim Manieri que ajudam a contar parte dos 119 anos de Campo Grande).
“Acho que vamos ver bastante fotos e como é feito um programa de rádio”, disse Breno Silva de Rocco, 9, que admite não ter tanto contato, hoje, com veículos de comunicação. Já Giovana D’Ávila Junqueira, 8, pode relembrar visitas que fazia com o pai ao Palácio das Comunicações –a sede da Fertel.
“Eu moro aqui perto e, quando era pequena, meu pai sempre me trazia. Mas hoje não lembro muito do que tinha antes”, disse Giovana. “Quero ver como é feito um programa de rádio”, prosseguiu a estudante, que disse ter mais contato com a TV e computadores nos dias atuais.
Além das mostras, eles foram conduzidos pelo diretor-administrativo, Jucimar Ruiz, aos estúdios da TVE Cultura e da Educativa 104.7 FM, bem como a setores como as ilhas de edição e puderam conhecer parte da estrutura técnica.
Os espaços culturais da Fertel são abertos para visitação pública de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Grupos maiores, bem como turmas de escolas e outras instituições podem agendar visitações pelo telefone (67) 3318-3872 ou pelo canal Fale Conosco do Portal da Educativa.