plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 17:15

Estudantes da REE destacam-se no Concurso Agrinho 2019

O programa completa cinco anos em Mato Grosso do Sul e nesta edição alcançou 160 mil estudantes de 472 escolas em 72 municípios do estado.

Estudantes da Rede Estadual de Ensino foram destaque na cerimônia de premiação do Concurso Agrinho 2019, realizado sob responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, na última quarta-feira (03.11), no Clube Estoril, em Campo Grande.

O Agrinho visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a Ética e a Sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade, que orientam e legitimam a busca de transformações da realidade local e de seus sujeitos sociais.

O programa tem como objetivo eleger os cinco melhores trabalhos encaminhados, entre textos, desenhos e projetos de Escolas e Experiências Pedagógicas de alunos e professores que após os debates em sala e as pesquisas realizadas, os alunos colocam em prática a criatividade, desenvolvendo ações afirmativas para melhorar a sua realidade, comportamentos e atitudes que ultrapassam os muros da escola e envolvem toda a comunidade.

Estudantes da REE destacaram-se na premiação do Concurso Agrinho 2019, realizado no Clube Estoril. (Foto: Juarez Junior)

Em Mato Grosso do Sul, o programa Agrinho é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado de Educação. Dessa maneira, o programa trabalha com uma proposta pedagógica baseada na Interdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa, abordando temas relacionados à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo, e temas locais, com enfoque na preservação ambiental.

O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos a se assumirem como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos, propondo uma ruptura com as propostas tradicionais que fragmentam o processo educacional.

Os materiais do aluno foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Destaques

Estudantes da Rede Estadual de Ensino tiveram excelente participação no programa, destaque para categoria redação 8º ano, o estudante José Augusto Padilha Romero e professora Mariana Carolina de Souza da EE Antonio Coelho (Nova Alvorada do Sul); segunda colocação Bianca dos Santos e professor Givaldo Oliveira da EE Porto Vilma (Deodápolis), terceiro lugar Gustavo Wendel Giraud Chaquime e professora Viviane Fardim da EE Dr. João Leite de Barros (Corumbá).

Mais de 400 pessoas participam da cerimônia , foram 55 premiados em cinco categorias principais. (Foto Juarez Júnior)

Outro destaque foi para categoria redação 9º ano, vencedor Victor Alexandre Melchior Pereira e professor Heloir Person da EE Camilo Bonfim (Camapuã), segundo lugar Maria Vitória Pereira Souza e professora Salete Furlan da EE Castelo Branco (Mundo Novo) e terceira colocação Tamara Martins Franco e professor Rigoberto Ortega da EE Maria Corrêa Dias (Anastácio)

Já na categoria redação 6º ano a estudante vencedora foi Gabriely Nunes de Souza e professora Rossiley de Oliveira da EE José Ferreira da Costa (Costa Rica), na terceira colocação. Já na categoria redação 3º ano a segunda colocada foi Emmilly Caroliny dos Santos Nascimento e professora Rozilene Pelegrini da EE João Baptista Pereira (Deodápolis) e na quarta colocação Lucas Souza de Araújo e professora Jeane Domingues da EE Nicolau Fragelli (Campo Grande)

Na categoria desenho 2º ano, na segunda colocação ficou estudante Giovana Maria Bes Santos e professora Elida Pedroso da EE 8 de maio (Iguatemi), na categoria desenho 1º ano, em terceiro lugar ficou a estudante Francilaine Duarte e professora Deniuza da Cruz da EE 8 de maio (Iguatemi), na categoria redação 7º ano, na quinta colocação ficou Luciano dos Santos Lapá da Silva e professora Fabrize Coelho da EE Dorcelina Folador (São Gabriel do Oeste).

Professora Glaucia Bravin de Sá da EE Braz Sinigáglia de Batayporã, destaque na categoria Escola Agrinho (Foto: Juarez Júnior)

Na categoria Escola Agrinho destaque para relator, em primeiro lugar professora Glaucia Patrícia Bravin de Sá da EE Braz Sinigáglia (Batayporã), na terceira colocação professora Cláudia Kely Pires de Mattos Sorana da EE Jorge Amado (Chapadão do Sul).

A entrega dos prêmios foi realizada pelo diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; Sandro Jacob, superintendente do Banco do Brasil; Valdinir Nobre, presidente da Fettar; Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS.

A cerimônia contou com a presença de mais de 400 pessoas. Foram 55 premiados no concurso organizado em cinco principais categorias, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O Agrinho completa cinco anos em Mato Grosso do Sul e nesta edição alcançou 160 mil estudantes de 472 escolas em 72 municípios do estado, disponibilizando 8 mil vagas para capacitação de professores.  Com o tema ‘A tecnologia do campo conectada com a cidade’, foram inscritos 2.035 trabalhos.

Representando da secretária Cecilia Motta, Eleida da Silva Arce Adamiski – coordenadora de Políticas para o Ensino Fundamental recebendo homenagem (Foto: Juarez Júnior)

 Também participaram do evento, a 3ª diretora-secretária da Famasul, Tereza Zahran; o presidente do CRMV/MS, Rodrigo Piva; o tenente Hildo Batista Pereira do CBMS; os sindicatos rurais de Água Clara, Jardim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Nova Alvorada do Sul, Jateí, Iguatemi, Corumbá, Bonito, Bandeirantes, Anastácio e Anaurilândia.

Homenagens

Os prefeitos de Rio Verde de Mato Grosso, Mário Kruguer, e o prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt; a representante da secretária de Estado da Educação Cecilia Motta, Eleida da Silva Arce Adamiski – coordenadora de Políticas para o Ensino Fundamental (COPEF), além dos patrocinadores Bayer e Sebrae/MS, representados por Luiz Fernando de Andrade Mendonça e Priscila Veloso, respectivamente, foram homenageados pelo presidente do Sistema Famasul. “Se não fosse o apoio de todos os parceiros públicos e privados, não seria possível implementar esse projeto em praticamente todo o estado”, conclui Saito.

Confira resultado do Concurso Agrinho 2019

     
  

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior – Secretaria de Estado de Educação / SED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *