19 de abril de 2024 - 02:23

Estudante de Bonito leva para o Parlamento Jovem Brasileiro projeto de medição da qualidade da água

Campo Grande (MS) – O estudante Wesley Ferraz, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, foi selecionado para participar da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e, representando Mato Grosso do Sul, embarcará no dia 26 de setembro para uma jornada de cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputado jovem.

Durante a Jornada Parlamentar, os deputados jovens tomam posse no Plenário da Câmara dos Deputados – Federal, recebem formação e atuam como deputados. No período da Legislatura, os estudantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. “Será uma experiência incrível poder representar o Estado e levar o nome de Bonito para Brasília”, destacou Wesley.

Professor Elton, de História, incentivador.

Aos 16 anos, o estudante apresentará um projeto de lei que prevê a medição mensal dos níveis de qualidade da água nos municípios que possuem atrativos turísticos e a divulgação dos resultados na imprensa escrita, nas emissoras de rádios locais e nos diários oficiais dos municípios, visando à saúde dos visitantes. “Faço estágio no Ministério Público Estadual e tenho contato com processos relacionados ao meio ambiente, o que me despertou a curiosidade de saber se água dos pontos turísticos está adequada para consumo e banho”, contou.

Responsável pelo desenvolvimento do Programa Parlamento Jovem na escola, o professor de história Elton Teixeira foi o grande incentivador de Wesley. Partiu dele a ideia de inscrever o projeto e agora está orgulhoso do estudante. “Foi muito emocionante saber que ele foi aprovado. Trabalho há quatro anos neste projeto, incentivando os estudantes. Temos que por o jovem mais como protagonista, abrir a possibilidade de ampliar seu senso crítico e sua formação”, afirmou.

Diretoras Maria Luiza e Rosemere.

Parlamento Jovem Brasileiro

Proporcionando a experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o programa Parlamento Jovem Brasileiro realiza sua 13ª edição este ano, selecionando 78 estudantes para representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 26 e 30 de setembro.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional: São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Para participar, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.  Além disso, é necessária a elaboração de um projeto de lei com temática livre, desde que possua impacto positivo no País. A ação é realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação.

Emília Dorsa – Assessoria de Imprensa SED