28 de março de 2024 - 18:47

Estudante da Rede Estadual é diplomado no Parlamento Juvenil do Mercosul

O estudante Franco William dos Santos Souza, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Soares Andrade, de Nova Andradina, foi eleito, com 103 votos, como representante de Mato Grosso do Sul no Projeto do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), na edição de 2016-2018, com a apresentação do “Projeto Autoral”, cuja temática foi “Jovens e Trabalho”. “Fiquei muito ansioso durante a votação, que estava bem apertada, mas deu tudo certo. Todos na escola ficaram felizes, especialmente meus colegas e professores que me apoiaram. Espero agora levar o nome, não só da EE Luiz Soares, mas de Nova Andradina, da Rede Estadual e do nosso Estado para o País e até para fora dele, colocando na cabeça dos jovens que temos oportunidade sim, basta se esforçar”, afirmou.

Após a eleição, o estudante viajou para participar do Encontro Nacional de Capacitação dos Jovens Parlamentares do Mercosul, em Brasília, de 12 a 16 de dezembro, data em que os jovens eleitos receberão a diplomação pelo Ministério da Educação (MEC) como os novos Parlamentares do Mercosul, com período de mandato de dois anos. Neste período do curso de formação, os estudantes eleitos nos seus respectivos Estados e Distrito Federal receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil. Durante o curso, eles irão elaborar o Plano de Trabalho Nacional e uma carta de recomendações referente à temática do PJM – “O ensino médio que queremos”, em um olhar que visa uma integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões, acordaram e recomendaram a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Sobre o PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto realizado por meio de parcerias entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFEP) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) oferece aos jovens, escolhidos para representar cada Unidade da Federação.

Fonte: Notíciasms