28 de março de 2024 - 11:56

Estratégias para controle biológico será tema de palestra no Simpósio de Fitossanidade

O uso do controle biológico e as melhores estratégias para resultados positivos nas lavouras, será tema de palestra da pesquisadora da Embrapa, Eliana Maria Gouveia Fontes, durante a segunda edição do Simpósio Estadual de Fitossanidade – Resgatando a Sustentabilidade. O evento acontece online de 7 a 9 de dezembro.

A pesquisadora que baseou sua tese de doutorado no controle biológico de plantas invasora, fará a palestra Controle Biológico: Situação Atual e Perspectivas no dia 8 de dezembro, segundo dia do evento. A partir de exemplos, ela pretende explicar as táticas mais indicadas para diferentes situações de cultivo.

“Vou abordar um pouco do histórico de uso do controle biológico e como ele tem sido reconhecido como uma prática possível de ser adotada em pequenas, médias e grandes propriedades. Precisamos entender porque as práticas agrícolas intensivas e que usam pesticidas preventivamente favorecem as pragas”, afirma ela ao convidar para a sua apresentação.

Eliana Maria ainda vai abordar o crescimento na produção e oferta de agentes de controle biológico no Brasil, América Latina e no mundo, mostrando uma tabela com os principais produtos registrados para uso no Brasil.

A pesquisadora foi uma das pioneiras do Grupo de Pesquisa de Controle Biológico da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje conta com 12 pesquisadores trabalhando com os diferentes grupos de agentes de controle biológico. O conhecimento adquirido foi registrado no livro recém-lançado “Controle Biológico de Pragas da Agricultura”.

Simpósio Estadual de Fitossanidade

O evento é realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e é voltado para produtores rurais, fiscais agropecuários federais e estaduais, gestores de desenvolvimento rural, técnicos, consultores, produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores envolvidos na produção e defesa sanitária vegetal.

Serão três tardes de intenso conteúdo, sendo o primeiro dia voltado para tratar sobre as políticas públicas pertinentes a fitossanidade, a atuação dos governos Federal e Estadual na defesa sanitária vegetal. O segundo dia vai tratar de temas voltados ao Manejo integrado de pragas e controle biológico. No terceiro dia a temática será o controle de doenças.

Confira a programação que será totalmente transmitida pelo Facebook da Semagro.

07/12

Política de Sustentabilidade para Defesa Sanitária Vegetal em MS –  Jaime Verruck (titular da Semagro)

Programas de Defesa Sanitária Vegetal, Sistemas de Vigilância, Trânsito Nacional e Internacional e Rastreabilidade – Carlos Goulart (MAPA)

Avanços na Defesa Sanitária Agropecuária com aplicação de tecnologia BI (Business Intelligence) –  Daniel Ingold (Presidente Iagro)