28 de março de 2024 - 10:36

Estagiários comemoram ingresso na PGE e falam dos aprendizados na instituição

Há exatamente 15 dias, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deu as boas-vindas aos novos 13 estagiários selecionados para atuarem nas áreas Jurídica, Tecnologia da Informação e Jornalismo.

Eles comemoraram o ingresso no órgão e comentaram sobre os primeiros dias de estágio.

Selecionada para atuar na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliana Cintra (capa), acadêmica de Direito, comentou sobre a recepção e suas primeiras impressões. “O órgão é muito organizado, tivemos uma ótima recepção, eles nos auxiliam muito e entendem que estamos em processo de aprendizado” , afirma.

Para começar a jornada na SES, todos os acadêmicos que atuam no local receberam um manual preparado pela Procuradora do Estado e responsável pelo desenvolvimento profissional deles, Jordana Pereira Lopes Goulart. “O manual ajuda muito, pois nos auxilia na parte prática. Todo o conhecimento é passado de forma ampla e bem direcionada”, garante a estudante.

Fernando (de rosa) com seus colegas de estágio Cleverton e Marcos

Colega de setor e de aprovação no processo seletivo, Leonardo da Cunha é um dos mais gratos pela oportunidade de recomeçar. “Fui empresário durante 20 anos, mas com a pandemia, precisei fechar os negócios. Nos últimos tempos trabalhei como ambulante e para alimentar minha família começamos a entregar hortifruti, de onde vem a nossa renda familiar. A PGE proporciona, além do apoio técnico, acolhimento, direcionamento e estrutura para exercer o trabalho”, admite.

Jordana Goulart revela que deseja retribuir o que recebeu das pessoas que a ajudaram na época de academia. “Quando fiz estágio, fui muito bem acolhida, orientada e evolui muito com os aprendizados adquiridos nesta fase da minha vida. Então, quero compartilhar e fazer o mesmo com aqueles que trabalham comigo. O estágio é um período muito importante e estamos aqui para ajudá-los no que for necessário”, frisa.

Danielly Nunes em home office. Foto: Arquivo pessoal

O estagiário de TI, Fernando Peixoto, trabalhará em projetos com banco de dados e com inteligência artificial e festejou a entrada na instituição. “Esses primeiros dias foram bem interessantes e estou muito feliz por fazer parte dessa equipe. Acredito que será uma excelente oportunidade para conhecimento e experiência para o mercado de trabalho. Estou ansioso para os desafios que estão por vir”, comenta.

Danielly Nunes foi designada para atuar na área do Direito, em Dourados. Ela conta entusiasmada suas expectativas dos primeiros passos para sua vida profissional: “Ao ser convocada e realmente começar a trabalhar na PGE, numa Procuradoria Especializada, eu fiquei surpresa com a variedade de demandas e com a gama de assuntos tão diferentes de outros estágios que já fiz”.

Igualmente atuante na área jurídica, especificamente na Procuradoria de Cumprimento de Sentença e Precatórios (PCSP), Theodora Zanchett destaca os treinamentos ofertados pela PGE para o início do estágio. “Os treinamentos do início foram muito importantes para o início das nossas atividades, já tive a oportunidade de estagiar em outros lugares e não pude conhecer o sistema antes de ingressar”, afirma.

Theodora se surpreendeu com a acolhida. Foto: Arquivo pessoal

Também são estagiários, por terem sido selecionados no 2º Processo de Seleção Simplificada (realizado no primeiro semestre deste ano), Hanelise Brito (Jornalismo), Cleverton Santanna e Marcos Salami (ambos em TI); Ana Cavalcante, Dax Goulart, Jonatas Fernandes, Thiago Tanaka, Juliana Souza, Kelvyn Silva (Direito – Campo Grande).

Assessoria de Comunicação PGE/MS
Fotos: Karla Tatiane