20 de abril de 2024 - 06:38

Estado participa de ação da ONU e hasteia bandeira do desenvolvimento sustentável

Uma bandeira diferente estará hasteada ao lado das bandeiras do Estado e do Brasil nesta segunda-feira (26), na Governadoria. É a bandeira dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicando que Mato Grosso do Sul se insere no propósito das Organizações das Nações Unidas (ONU) de aprofundar nos conceitos de direitos humanos.

bandeira-da-onu-fotos-chico-ribeiro5Programada para acontecer em todos os estado brasileiros, a ação é uma referência ao ato realizado na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro do ano passado, quando chefes de estado e de governo de 193 países adotaram a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Na agenda constam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), construídos a partir da Rio+20, os quais compreendem as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Em âmbito nacional, os ODS compreendem metas ligadas às responsabilidades dos governos estaduais e municipais.

O planejamento de gestão de Mato Grosso do Sul prevê a realização de 196 iniciativas até o final do ano, as quais têm o desenvolvimento sustentável como vetor transversal. Entre os princípios da estratégia de governo está a diretriz de ‘fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas em bases sustentáveis’.

“Entendemos que o desenvolvimento está vinculado à preservação como dois lados da mesma moeda, por isso na estrutura organizacional juntamos na mesma pasta o desenvolvimento e o meio ambiente”, destaca o governador Reinaldo Azambuja, fazendo referência á Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OBS):

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov

Foto: Chico Ribeiro