23 de abril de 2024 - 11:50

Estado doa tomógrafo computadorizado ao Hospital da Vida

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a doação de um tomógrafo computadorizado para o Hospital da Vida, em Dourados, “frente à emergência de saúde púbica de importância internacional, decorrente do novo coronavírus (COVID-19)”. Também foi beneficiada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba.

Esse ato atende decisão da Comissão Intergestores Bipartite, tomada em reunião ordinária realizada no dia 11 de fevereiro de 2021, e foi formalizado através da Resolução nº 10/CIB/SES, publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município.

O documento é assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, e pelo presidente do Cosems (Conselho de secretários municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Rogério Santos Leite.

Principal unidade hospitalar pública da maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense, o Hospital da Vida é administrado desde 2014 pela Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados), criada naquele ano para gerir também a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas e a Central de Abastecimento Farmacêutico.

Envolta em uma crise financeira agravada por dívidas superiores a R$ 70 milhões e que resultou em mais de um ano de intervenção do Poder Executivo Municipal de 2019 a 2020, a Fundação tornou pública no Diário Oficial do Município do dia 8 de janeiro uma prestação de contas e nota de agradecimento por R$ 1,3 milhão recebidos através de doações no ano passado.

O documento foi elaborado pela equipe de Assessoramento, Apoio e Capacitação de Combate do Coronavírus, assinado Mateus Tavares Fernandes, diretor-técnico, Marley Crisanto de Souza, gerente de Desenvolvimento e Qualidade no SUS (Sistema Único de Saúde), e Keyt Ferreira Cardoso, analista de Controle Interno I.

Na prestação de contas, a Funsaud detalhou ter recebido doações de camas hospitalares, monitores, aparelhos de ar condicionado, equipamentos de proteção individual e álcool gel, além de uma ambulância UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel.

Após mencionar “o empenho e desdobramento da equipe em busca de recursos e doações a nível nacional, através de cadastros em diversos sites de ajuda ao combate à pandemia, contatos e conversas diretas com empresas, divulgações de ajuda através da mídia, o documento detalha que a soma dos bens doados é de R$ 1.314.361,47.

“Por oportuno, a equipe de apoio e assessoramento aqui exposta, agradece também, o apoio recebido da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul que não mediu esforços em ajudá-los com doações de diversos EPI’s, Materiais e Medicamentos”, pontua.

Também foram citadas empresas que doaram equipamentos de proteção individual utilizados nos âmbitos das unidades Hospital da Vida e UPA Afrânio Martins.

“Enquanto o mundo enfrenta uma crise sem precedentes, surge uma tendência inspiradora: pessoas de todos os lugares querem ajudar. Queremos expressar nossa gratidão, pelas doações recebidas, pois com a solidariedade e a dedicação de todos, sairemos mais fortes dessa crise”, finaliza o documento.

Fonte: Dourados News