Muita gente cantou no pátio da escola, principalmente nas datas comemorativas e na mais importante delas. Sabe qual é a música? O Hino da Indepêndencia. Por vezes esquecido, ele será entoado por milhares de pessoas neste sábado (7 de setembro), quando se celebra, justamente, o Dia da Independência.
O tempo passou. E talvez ele não esteja completo em nossa memória. Mas alunos dos ensinos básico e médio desenvolvem o senso de ligação com a data cantando o Hino. Para professores, alunos e pais, um processo importante para o civismo e manter a tradição.
Composição
Foi justamente o principal articulador da Independência o criador da música.Dom Pedro, com toda a educação que era imposta a um príncipe, teve aulas de música na corte. Seu tutor foi o maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal, que chegou ao Brasil em 1811, quando o príncipe tinha 13 anos.
Assim, o jovem aprendeu a tocar instrumentos, típicos de sua época. O príncipe não apenas cantava bem, como compunha e tocava vários instrumentos, como piano, flauta, clarinete, violino, baixo, trombone, harpa e violão e ainda era capaz de reger a própria música
Excelente compositor de música patriótica, Dom Pedro compôs o primeiro hino do Brasil, atualmente cantado como Hino da Independência, e também o Hino Constitucional ou Hino da Carta, adotado oficialmente como hino nacional português até a proclamação da República lusa, em 1910.
Na reportagem especial de Karol Peralta voce confere como o Hino é celebrado e ainda está presente em nosso dia a dia:
Com informações da Agência Brasil