plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 15:41

Espetáculo Patas Arriba circula por Mato Grosso do Sul com apoio da Fundação de Cultura

Campo Grande (MS) – A Humanitas Arte e Cultura, do Rio Grande do Sul, desembarca em Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos Bolívia e Paraguai, neste mês de janeiro, com o espetáculo ‘Patas Arriba’. As apresentações se iniciam nesta sexta-feira (13) e são gratuitas.
Em Puerto Suárez (Santa Cruz – Bolívia) o espetáculo será apresentado hoje (13), às 18 horas, no Mirante, final da avenida Simon Bolívar. Em Corumbá todas as atividades acontecem no dia 14 de janeiro, na sede da Oficina de Dança (rua Antônio João, centro), sendo o ‘Workshop de Dança de Rua e Dança Contemporânea’, das 14h às 16 horas e o espetáculo às 20 horas. Em Campo Grande (MS) a apresentação acontece na próxima quinta-feira (19), às 20 horas, no Teatro Prosa – Sesc Horto (rua Anhanduí, 200, centro).

Em Dourados (MS) as apresentações acontecem no dia 17, às 18 horas, no Clube Indaiá (avenida Indaiá, s/n, Altos do Indaiá) e no dia 18, às 20 horas, no Teatro Municipal (avenida Presidente Vargas, Parque dos Ipês). Também no dia 18, será realizado na cidade o ‘Workshop de Técnica de Dança Contemporânea’, das 16h às 18 horas, no Studio Blanche Torres (rua Olinda Pires de Almeida, 1695, Vila Progresso).

Em Pedro Juan Caballero (Paraguai) o espetáculo será apresentado no dia 15 de janeiro, às 18 horas, na Lagoa Ponta Porã, rua Natalício Talavera com rua Alberdi. Em Ponta Porã-MS, todas as atividades acontecem no dia 16 de janeiro, sendo o ‘Workshop de Dança Contemporânea’, das 14h às 16 horas, na Academia Morgana Zanin (rua Arnaldo Radeke, 293, centro) e a apresentação, às 19 horas, no Parque dos Ervais (avenida Brasil, centro, travessa Granja).

O espetáculo

Através da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para um trabalho coreográfico engajado no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Patas Arriba 7 - Foto Shaiene Giusti

Em ‘Patas Arriba’ Galeano revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes, mas ao final da obra convida o leitor a um “voo”, a usufruir do “direito ao delírio”. A mensagem de Galeano, então, revela uma verdade contundente ao passo que promove uma possibilidade de reação, pois para o próprio autor “a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

É no “direito ao delírio” proposto em ‘Patas Arriba’, que o coreógrafo Rui Moreira buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que teve estreia em dezembro de 2014 em Porto Alegre/RS e, em Caxias do Sul/RS, em janeiro de 2015. Esta criação foi realizada com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Dando continuidade ao trabalho, a produtora Humanitas Arte e Cultura propôs e foi agraciada uma vez mais com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – para promover a circulação do espetáculo ‘Patas Arriba’ com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A criação de Rui Moreira é a um só tempo fator que legitima qualidade artística ao projeto por sua reconhecida trajetória e que promove a integração cultural entre o Brasil e os países vizinhos, a partir da obra de Eduardo Galeano.

Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 99295-7802 e/ou pelo site www.patasarriba.com.br.

Fotos: Júlio Appel e Shaiene Giusti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *