plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 13:46

Especialistas debatem em Campo Grande uso de parques e áreas protegidas

Simpósio será realizado nesta terça-feira pela WWF Brasil em parceria com o Governo do Estado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

Campo Grande (MS) – Conhecer e debater formas de uso público e concessões em Parques e outras áreas protegidas de Mato Grosso do Sul, utilizando boas práticas que promovam o desenvolvimento sustentável das regiões onde se localizam essas unidades de conservação. Esse é o objetivo do Simpósio de Uso Público em Parques no Mato Grosso do Sul, que acontece nesta terça-feira, 12 de novembro, em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A realização é do WWF-Brasil e da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) e do Instituto Semeia.

Serão expostos cases de concessão de Parques, turismo em áreas protegidas no Brasil (ICMBio) e nos países vizinhos (Paraguai e Bolívia), turismo em áreas privadas, bem como palestra sobre as Unidades de Conservação e áreas protegidas do Mato Grosso do Sul.

A inscrição pode ser feita por meio da página da Semagro (www.semagro.ms.gov.br), no banner Simpósio de Uso Público em Parques do MS. A participação no Simpósio no dia 12 de novembro é gratuita e aberta ao público interessado. A programação completa também está disponível no link do evento.

“Os parques, além dos importantes serviços ambientais que nos oferecem, podem proporcionar uma alternativa sustentável de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul. Para isso, estamos promovendo um debate com especialistas que vão trazer as experiências em gestão de áreas protegidas no Brasil, Paraguai e Bolívia. A ideia é trazer para discussão uma visão das áreas protegidas do nosso Estado com aptidão recreativa, esportiva, turística, histórico-cultural e conscientização ambiental e, por fim, encontrar o modelo que seja mais adequado às necessidades e particularidades dos nossos Parques Estaduais. Teremos dois momentos de discussão, um no dia 12 de novembro, aberto ao público em geral e outro, no dia seguinte, voltado aos gestores públicos”, comenta o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna.

O evento será realizado no Dia do Pantanal, bioma que abrange o território brasileiro, boliviano e paraguaio e que desempenha um importante papel na conservação da biodiversidade, como fonte de água, estabilização do clima e conservação do solo. Também chamado de “reino das águas”, o Pantanal é detentor de uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta, 624.320 km², cerca de 62% no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; 20% na Bolívia; e 18% no Paraguai.

De acordo com Julia Boock, analista de conservação do WWF-Brasil, a ideia é discutir o uso público como instrumento de conservação para as áreas protegidas. “Após vários anos em parceria com instituições púbicas e privadas, verificamos que a melhoria da gestão das Unidades de Conservação está agora em uma nova fase. As atividades turísticas de baixo impacto são importantes aliadas para a proteção e conservação, passando pela valorização dessas áreas pela sociedade”, explica. Ela lembra que a realização do Simpósio de Uso Público em Parques foi viabilizada por meio de projeto financiado pela União Europeia.

Durante o dia do Simpósio, no dia 12 de novembro, serão apresentadas palestras com temas ligados à conservação e ao turismo em áreas protegidas no Brasil, Bolívia e Paraguai, com enfoque nas necessidades e particularidades de Mato Grosso do Sul. Também haverá assinatura de atos públicos, o lançamento do Guia de Plano de Negócio para RPPN e do volume 5 da revista Ciência Pantanal. Outro destaque da programação será o anúncio dos pré-finalistas do Concurso Fotográfico Áreas Que Protegem a Vida – Pantanal, que serão abertos para votação pública através do site do concurso (http://concurso.wwf.org.br).

No dia 13 de novembro, as discussões serão restritas a um grupo menor de gestores públicos, em uma Oficina de Capacitação de Uso Público em Parques em Mato Grosso do Sul, visando o início da construção de modelos de gestão sustentável das Unidades de Conservação estaduais.

WWF no Pantanal

O WWF-Brasil, dentre várias ações na região, promove há 16 anos o fortalecimento da gestão das áreas protegidas e seu sistema no Pantanal, indicando os caminhos mais estratégicos para ações de longo prazo nessas áreas. Além disso, trabalhamos na capacitação e discussão de temas que levem à melhor tomada de decisão e práticas responsáveis de produção para a conservação da biodiversidade.

Nosso trabalho busca manter a qualidade de vida humana no planeta frente aos desafios que enfrentamos atualmente. Nas próximas décadas, estudos mostram que o crescimento da população e dos padrões de consumo tendem a dobrar a demanda mundial por alimentos e recursos naturais. Sendo assim, se não mudarmos a trajetória das emissões globais de gases de efeito estufa e da perda de espécies e ecossistemas naturais, as condições de vida no planeta podem ser seriamente comprometidas.

As transformações que almejamos só serão alcançadas pelo trabalho coletivo, em rede, reconhecendo e potencializando o melhor de cada organização e ator social, construindo fortes e duradouras parcerias, articulando as ações com estratégias regionais e internacionais. Por isso, trabalhamos em parceria e buscamos na ciência os fundamentos para ancorar nossas estratégias e propostas à sociedade brasileira, inclusive subsidiando a formulação de políticas públicas e privadas.

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira, dedicada à conservação da natureza, atuando técnica e politicamente ao redor do país e com o apoio da Rede WWF, presente em todo o mundo. Protagonizamos ações locais e regionais, inovadoras e efetivas, sempre com a ambição de influenciar o panorama global.

Simpósio de Uso Público em Parques no MS (aberto ao público)

Data: 12 de Novembro

Local: Auditório Germano Barros de Souza – Centro de Convenções Rubens Gil e Camillo

Local almoço e coffe: Espaço Loyde Bomfim de Andrade

Inscrições: http://bit.ly/simposioMS

Programação

7h30 – ­Café da manhã

8h30 – Abertura Oficial

Bloco 1: Uso Público em Parques

9h30 – Leonardo Tostes Palmas | Gerência de Unidades de Conservação do Imasul: As áreas protegidas do Mato Grosso do Sul

10h00 – Victor Hugo Corrêa Costa |Semeia: Etapas dos processos de concessão

10h30 – Carlos Henrique Velasques Fernandes |ICMbio – Experiência do ICMBio com uso público em parques

11h00 – Elton A. Silveira | Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade-SEMA – MT: Processos de concessão no MT – Situação atual

11h30 – Perguntas – Bloco 1

11h45 – Lançamento do Guia de Plano de Negócio de RPPN-WWF Brasil e Sebrae

12h20 – Intervalo – Almoço no local

Bloco 2: Turismo em áreas protegidas

13h30 – Concurso de fotos

14h00 – Eduardo Coelho |RPPN Rio da Prata e Mimosa: Experiência e visão do turismo privado em UC no MS e Abeta

14h30 – Bruno Belisário – Br Parks | Experiencia com a concessão dos Parques Pau Brasil, Itatiaia e Serra dos Órgãos

15h00 – Turismo em áreas protegidas em Bolívia |Parque Otuques e o futuro do uso público em Bolívia

15h30 – Guyra Paraguay y la SENATUR |Experiência do Paraguai – Estação biológica Três Gigantes

16h00 – Perguntas – Bloco 2

16h30 – Lançamento de revista Ciência Pantanal

17h00 Encerramento

Assessoria de Comunicação da Semagro – Marcelo Armôa

Assessoria de imprensa WWF-Brasil – Rita Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *