plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 12:46

Especialista destaca no Bom Dia Campo Grande vantagens da homeopatia na medicina veterinária

Mônica Souza, pesquisadora da área de Homeopatia Veterinária, aponta vantagens das técnicas adotadas para animais domésticos e também grandes rebanhos
Mônica Souza detalhou motivos que a levaram a se especializar em Homeopatia Veterinária. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Mônica Souza detalhou motivos que a levaram a se especializar em Homeopatia Veterinária. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Vista com desconfiança por profissionais de medicina ou mesmo de setores da sociedade, que consideram seus efeitos como de cunho psicológico, a homeopatia avança no campo veterinário graças a pesquisas que apresentam resultados positivos tanto para os animais domésticos como para a produção de proteína em larga escala. Curiosamente, os princípios adotados neste setor são os mesmos para os humanos, conforme relatou no Bom Dia Campo Grande nesta quinta-feira (25) a médica veterinária Mônica Souza, especialista em Homeopatia Animal.

Em entrevista à Educativa 104.7 FM, Mônica explicou o funcionamento da homeopatia e buscou afastar alguns mitos quanto a eficácia do tratamento que, segundo ela, apresenta resultados extremamente positivos na pecuária. Segundo ela, na especialização em Homeopatia, médicos e médicos veterinários estudam lado a lado os princípios, separando-se na sua aplicação.

“O princípio da homeopatia é o da semelhança”, disse, ela, usando como exemplo uma intoxicação por arsênico. “Você vai ter diarreia negra, com sangue, agitação, ansiedade, vômitos incoercíveis, vai beber muito líquido e vomitar logo, terá uma condição de desfalecido. É muito semelhante com a parvovirose canina, quando você põe o animal para tomar soro e ele não fica quieto. Quando se tem um sintoma de intoxicação que a substância provoca, você faz um medicamento homeopático com a mesma substância, muito diluída e dinamizada. É a cura pelo semelhante, por aquilo que provoca (a enfermidade)”, afirmou Mônica.

Especialista destacou no Bom Dia Campo Grande os pontos positivos de técnica. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Especialista destacou no Bom Dia Campo Grande os pontos positivos de técnica. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

A profissional antecipou que a homeopatia tem, entre suas características principais, a prevenção, fazendo com que o animal crie resistência ao agente agressor.

“Os testes da nossa empresa vem desde 1999, demonstramos que de fato funciona”, afirmou, rejeitando o “efeito placebo”, atribuídos aos humanos. “Em grandes rebanhos, com até 70 mil cabeças, com os animais recebendo a homeopatia no sal mineral, os carrapatos não se desenvolvem, diarreias em bezerros não acontecem”, prosseguiu ela, reforçando que os estudos já foram premiados.

A medicação homeopática também reduz a irritabilidade, muito comum entre machos –o que leva criadores a optarem pela castração como forma de reduzir os efeitos da testosterona. Mônica, porém, adverte que sem o hormônio o animal é transformado “de forma hormonal”, começando a produzir gordura. “O testículo ajuda a promover a produção de carne, que é o que o criador quer. A homeopatia acaba acalmando animais, que vão ter seu peso em carne”, disse, explicando ainda que a técnica permite a melhor distribuição da gordura. O resultado, prosseguiu, chega a 1% a mais de ganho na carcaça.

Saúde

A outra vantagem do uso da homeopatia na medicina veterinária, segundo a estudiosa, está na redução ou dispensa de medicamentos hoje vetados em grandes mercados. “Tem substâncias que não podem ser encontradas na carcaça e no leite, inclusive há histórico de navio inteiro que teve de voltar dos Estados Unidos porque encontrou alguma substância na medida de partícula por milhão”, afirmou. Contudo, Mônica reiterou que, para a pecuária, a resistência desenvolvida por parasitas e bactérias aos antiparasitários e antibióticos é uma das defesas da técnica.

“A homeopatia é física, estimula o organismo do hospedeiro a ficar forte para o parasita não conseguir ficar ali”, destacou.

Mônica Souza afirma que, no começo, havia preconceito sobre a homeopatia, principalmente entre outros veterinários –algo que ganhou corpo com o fato de não ser uma disciplina obrigatória nas universidades, existindo apenas como matéria optativa em algumas, como na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Mas o que fez a homeopatia crescer foram os resultados, as pessoas sérias por trás, o trabalho científico e muito trabalho. Sempre digo que sempre há por trás um bom profissional capacitado para poder colocar as informações da melhor maneira, e isso deu a respeitabilidade à homeopatia”, declarou.

Ela lembrou, ainda, que clínicas veterinárias voltadas a pequenos animais usam as técnicas há algum tempo com bons resultados. A partir daí, apostou-se na pesquisa animal em maior escala e, hoje, já se avança em pesquisas da homeopatia para plantas e recuperação do solo –reduzindo a quantidade de defensivos utilizados e ganhando desempenho com a redução nos resíduos.

Interesse

Durante a entrevista, Mônica também revelou de onde surgiu o interesse na homeopatia veterinária. Dizendo ter se tratado de uma rinite com técnicas para humanos, ela disse que, já formada, tratou de um cão que sofria de problemas de pele, estando já praticamente sem pelo.

Mônica disse motivos que a levaram a optar pela Homeopatia Veterinária. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Mônica disse que técnica pode ser aplicada tanto em pets como em grandes animais. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

“Levei para o dr. Amaral, um grande homeopata que tínhamos em Campo Grande, que o examinou e prescreveu um medicamento. Em um mês estava todo peludo. Disse que era aquilo que eu queria para mim, pois estava frustrada com questões das limitações clínicas”, destacou. “A homeopatia mostrou que ainda há muito para ser feito, um campo imenso”.

Mônica afirma que a homeopatia também segue em alta para os animai domésticos, ajudando em problemas que incluem o comportamental –como animais nervosos, que se mutilam ao se coçar ou se lamber ou que têm muito medo de barulhos altos. Ela afirma que, muitas vezes, esses problemas refletem um ambiente doméstico desequilibrado, com os donos também tendo problemas relacionados ao estresse.

“A homeopatia pode tratar isso porque não é químico. Naquele frasco, superdiluído, tem uma energia que, se estiver desequilibrado, vai atuar”, contou a veterinária, relatando ainda que, diante dos resultados, muitos donos de pets acabam se interessando pelos tratamentos focados no ser humano. Mônica complementou rebatendo o argumento de que os resultados da homeopatia são demorados: segundo ela, há casos de resposta quase imediata, embora algumas doenças que persistam por meses ou anos possam, como em um tratamento clínico qualquer, demorar mais para reagir.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigue e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *