plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 04:19

Espaços esportivos e científicos são abertos para uso na Cidade Universitária

A partir deste mês, a UFMS vai abrir espaços esportivos para prática de atividades, além de espaços de ciência e cultura em Campo Grande. Neste final de semana haverá ações especiais no Teatro Glauce Rocha, como parte do programa Vem pra UFMS.

“Planejamos a abertura dos espaços esportivos e científicos, mas sempre observando as condições e limites estabelecidos no plano de biossegurança. Temos muitos espaços que por meio de uma utilização racional podem atender a comunidade acadêmica e o público em geral”, comentou o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.

A atividade física pode contribuir com a melhora na qualidade de vida e auxiliar na promoção da saúde, por isso a Instituição optou em disponibilizar aos poucos, paralelamente à continuidade das atividades remotas, espaços como a pista de atletismo para caminhada e corrida, a piscina e as quadras para prática de basquetebol e voleibol.

Piscina poderá ser utilizada pela comunidade acadêmica

Durante a semana, de acordo com a professora Sarita Bacciotti, chefe da divisão de Gestão de Eventos Esportivos da Proece, os espaços serão reabertos para acadêmicos e servidores mediante agendamento prévio. “O uso será autorizado seguindo as recomendações do protocolo de biossegurança da Universidade e restrito ao treinamento de fundamentos técnicos esportivos individuais, não sendo permitido treinamento coletivo”, explica Sarita.

A solicitação de agendamento para a próxima semana já pode ser encaminhada para o e-mail solange.balbino@ufms.br. É preciso agendar com antecedência mínima de 24 horas, informando nome completo, CPF, RGA/Siape, telefone, qual espaço a ser reservado, data de reserva e horário. “Também devem ser seguidas recomendações como número máximo de usuários, distanciamento e uso de máscara durante utilização do espaço”, diz Sarita.

A pista de atletismo pode ser utilizada nos seguintes dias e horários: segunda às sextas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com uso liberado apenas para servidores e estudantes. A piscina também pode ser utilizada apenas pela comunidade acadêmica de terça-feira a sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já as quadras, podem ser utilizadas por servidores e estudantes entre terça e sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h, estando liberadas para uso da comunidade externa aos sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 12h. “Para utilização das quadras pela comunidade acadêmica, pode ser consultada agenda prévia aqui. Já aos finais de semana, um servidor fará o agendamento por ordem de chegada no local”, explica a professora Sarita.

Fins de semana

Teatro Glauce Rocha foi preparado para receber diversas atividades, entre elas do projeto Vem pra UFMS

Além de poder utilizar as quadras, a comunidade externa também poderá participar de atividades lúdicas, recreacionais, exposição e brincadeiras científicas a serem realizadas no Teatro Glauce Rocha e na esplanada do Morenão (em frente à rampa do Estádio) aos fins de semana. Segundo o pró-reitor, essa programação dever acontecer durante todo o dia no sábado e nas manhãs de domingo. “Também queremos fomentar o espaço convidando a comunidade a estar ali e participar da programação, que será conduzida de forma a resguardar a segurança e saúde de todos”, acrescenta Marcelo.

De acordo com a professora Caroline Spanhol, chefe da Coordenadora Escola de Extensão da Proece, as atividades fazem parte do projeto Vem pra UFMS e já começam a acontecer no próximo sábado e domingo, 21 e 22. “Nosso principal objetivo é promover atividades para crianças e adolescentes, além de divulgar os cursos e processos seletivos da UFMS”, conta Caroline.

Na Esplanada do Morenão, durante as manhãs de sábado e domingo, das 8h às 12h, serão oferecidas atividades como jogos, brincadeiras, pinturas, desenhos e contação de história. Já no Teatro Glauce Rocha, as atividades acontecem durante todo o dia de sábado e aos domingos pela manhã. A cada fim de semana serão desenvolvidas atividades diferentes. Entre elas estão: apresentação de robôs e drones desenvolvidos pela Faculdade de Computação; coleta, arrolamento de bens arqueológicos, coleção zoológica, construção de paraboloide hiperbólico, apresentação sobre a células e a origem da doença, entre outras ações no Teatro Glauce Rocha.

Para o pró-reitor Marcelo Fernandes, o objetivo é permitir que as pessoas utilizem os espaços esportivos com atenção aos cuidados de biossegurança. “É importante salientar que adotaremos medidas de segurança, como: aferição de temperatura, identificação preventiva de sintomas da Covid-19, uso de máscaras, higienização de mãos, distanciamento, limite do número de pessoas e uso de materiais esportivos individualizados”, reforça o pró-reitor.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Leandro Benites/Proece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *