plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 21:06

Espaço Pantanal Criativo terá produtos e atividades de valorização da cultura pantaneira no Festival América do Sul

O Festival América do Sul Pantanal traz na edição deste ano o’ Espaço Pantanal Criativo’, que vai trazer ao público atividades com temas dos setores da economia criativa que trabalham o simbólico do pantanal, além de produtos que trazem em sua iconografia símbolos do pantanal.

Trata-se de uma das ações de valorização da cultura pantaneira, além de ser um evento colaborativo da economia criativa.

O Pantanal configura-se um inimitável patrimônio natural e cultural de Mato Grosso do Sul e do mundo.  Seus aspectos ambientais são frequentemente destacados pela mídia, seja em defesa ou exaltação da natureza. A despeito do inegável reconhecimento universal, o estado carece, ainda, do reconhecimento regional, enquanto patrimônio de todos os sul-mato-grossenses, para salvaguardar a cultura que, enovelada ao meio ambiente, lhe é peculiar.

Por conseguinte, para suprir esta lacuna, surge a Comissão Temática: Valorização da Cultura Pantaneira, à qual integram-se Instituições Públicas e Privadas junto à sociedade civil com o objetivo de: articular uma rede de instituições para  desenvolver ações estratégicas de empoderamento da cultura pantaneira no Estado de Mato Grosso do Sul,  adotando-a como um dos  principais patrimônio da identidade sul-mato-grossense, reconhecimento necessário como fator de geração de riquezas e desenvolvimento local.

O Espaço Pantanal Criativo, é uma das ações estratégias que possibilitam apoiar a produção artística dos Diversos Setores da Economia Criativa que trazem-se consigo  referencias do Bioma Pantanal. No espaço Pantanal Criativo serão comercializados produtos dos setores do artesanato, da moda, da gastronomia, da literatura, entre outros.

Para Cláudia Medeiros, superintendente de Economia Criativa da Sectei e coordenadora do Espaço Pantanal Criativo, trazer para o Fasp este espaço de valorização da cultura pantaneira é reconhecer “o quanto o pantanal influencia na criação, servindo como inspiração para a criação artística”.

Confira abaixo a programação das atividades do Espaço Pantanal Criativo no Fasp:

11 a 14/11 – 16 às 22 horas

Exposições de artes visuais/Obras dos artistas da Rota Cultural do Pantanal MS – Brasil/Bolívia (Adam Hoyos – Bolívia; Dario Ruben – Corumbá; Jamil Canavarro – Corumbá; Marlene Mourão – Corumbá; Júnior – Corumbá; Tania Almeida – Corumbá; Leo Giordano – Corumbá; Emiliano Magalhães – Ladário e Celia Regina de Souza – Ladário.

Intervenções: teatro recreativo e medidativo  – Salim Haqzan; musicais – viola de cocho/viola caipira/sanfona.

Confecção de faixas pantaneiras e trançado de couro.

Expositores convidados dos municípios de Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda e Nioaque.

12/11 – 17 horas

Oficina de arte em garrafas de areia – paisagens pantaneiras – Sebastião Barbosa (Corumbá).

12 e 13/11 – 19 às 21 horas

Degustação do mel do pantanal – A produção do mel do pantanal é um projeto desenvolvido pela Embrapa CPAP com os pequenos produtores da região.

14/11

17 horas – Lançamento do livro “Entre cheias e vazantes: a produção de geografias no pantanal”, de Mara Aline Ribeiro.

18 horas – Relançamento do Livro de Alfabetização e Material Didático para Educação Infantil Bilíngue – Terena/Português

Karina Lima – Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura de MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *