plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 12:12

Escritor Rubenio Marcelo é o convidado Na Cadeira do DJ

Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras Rubenio Marcelo é destaque Na Cadeira do DJ. (foto: arquivo pessoal)

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (21/09) recebe o escritor Rubenio Marcelo, membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras que acaba de ter uma de suas obras confirmadas entre as leituras obrigatórias do vestibular 2021 da UFMS. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Rubenio Marcelo é poeta escritor, membro efetivo da Cadeira nº 35 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual é também o atual secretário-geral. Rubenio Marcelo é membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras e da Academia Lavrense de Letras. É autor de treze livros publicados e três CDs.

Sua décima primeira obra, o livro de poemas “Vias do Infinito Ser” publicado em 2017 pela Editora Letra Livre foi indicado agora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Edital PROGRAD, na lista oficial de nove obras de autores da literatura de língua portuguesa para leitura obrigatória que servirá como base para questões do Vestibular UFMS 2021.

“Vias do Infinito Ser” de Rubenio Marcelo acompanha “Marília de Dirceu” de Tomás Antonio Gonzaga, “Esaú e Jacó” de Machado de Assis, “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, “Viagem e Vaga música” de Cecília Meireles, “Sagarana” de Guimarães Rosa, “O encontro marcado” de Fernando Sabino, “Seminário dos ratos” de Lygia Fagundes Telles e “Cinzas do Norte” de Milton Hatoum na lista de obras do Vestibular UFMS 2021.

A obra conta com forte vertente simbólica, apresentando poemas em versos livres identificados especialmente com características metalinguísticas e existenciais, dosando efeitos metafóricos e aspectos da espiritualidade humana, expondo mensagens voltadas para reflexões dos leitores.

Rubenio Marcelo exprime em alguns poemas o engajamento com o social e com o aspecto homem/tempo/cotidiano. A própria capa traz um conjunto visual reflexivo entre o transcendente e o natural, o abstrato e o concreto, com realce para três discretas flores de lótus, que simbolizam desprendimento material, pureza mental e elevação espiritual, perspectivas que se refletem no teor do livro.

O livro “Vias do Infinito Ser” pode ser adquirido na Livraria Franco que fica na Rua Maracaju nº 101, Centro, ou pelo site da Editora Letra Livre. Link para comprar “Vias do Infinito Ser”.

Foto em destaque: Arquivo pessoal.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *