plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 15:12

Escritor lança cartilha de alerta sobre as drogas na Biblioteca Pública Estadual

O escritor Odetino Francisco dos Reis lança no dia 28 de abril (sexta), às 20 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim a cartilha “O Crack: O apoio da família na recuperação da dependência”, livro que revela como o apoio familiar pode ser fundamental no tratamento de dependentes químicos.

Junto ao lançamento do livro o autor realizará uma palestra sobre o papel dos familiares no processo de tratamento do dependente do crack. “Quando o apoio se faz presente o resultado é rápido e certo. O dependente sabe que não está lutando sozinho e passa a se sentir útil, sabendo que vai conseguir se superar dia após dia”, ressalta Reis.

Para o autor, a presença da família é indispensável como aval para o dependente alcançar a sobriedade. Na cartilha, Reis explica que este processo deve ser isento de cobranças, prazos ou lamentos. A família deve atuar como segurança e mostrando que com ajuda tudo dá certo.

Nascido no Maranhão, Odetino Francisco dos Reis tem 62 anos e é pai de três filhos. É formado em Direito pela Unaes e já escreveu outro livro sobre o tema: “Meu Sonho virou Fumaça”, que relata por meio de um personagem a vivência do usuário do crack.

O livro apresenta a história de um jovem que sempre quis ser médico. Desde pequeno fazia imaginárias consultas. Família bem sucedida, de situação econômica boa, recebeu muito carinho. Com as melhores notas passou no vestibular e entrou para o tão sonhado curso de Medicina. Em uma festa teve seu primeiro contato com a droga e uma sensação normal de qualquer iniciante, de bem-estar.

Não acreditaria se alguém o alertasse dos males que estava contraindo. No dia seguinte tinha a necessidade de fumar mais uma vez. Resistiu até certo ponto, porém fumou novamente. Começou o caos profissional, descrédito e desinteresse pelos estudos, somados à depressão. Perambulou pela cidade sem rumo e pedindo para morrer antes que seu pai o visse naquele estado, agora mendigando.

Para o autor Odetino Francisco dos Reis, Mato Grosso do Sul, como os demais estados, enfrenta um sério problema com a dependência das drogas, principalmente em relação ao crack, por ser uma droga barata e de fácil acesso, tornando-se um desafio diário as famílias, educadores e a sociedade em geral.

Andando pela cidade já pudemos presenciar alguém usando algum tipo de droga, em especial o crack. Temos que tomar uma posição, descruzar os braços e comentar, divulgar e tentar fazer algo para ajudar essas pessoas, que por infelicidade se encontram nessa situação. É função de todos, pois o agravante não se limita a família do dependente”

As cartilhas estarão à disposição na Biblioteca Isaías Paim para quem necessitar. “Quanto mais elevarmos o alcance dessa publicação maior será o seu resultado, pois ninguém está ileso. Devemos nos unir conversando com nossas crianças, jovens e adolescentes, sempre deixando claro que estamos dispostos a ouvi-los. Espero que a cartilha leve até as famílias o necessário para o passo inicial, orientando sem constrangimento algum, de forma clara e objetiva, servindo como um manual que possa ser consultado”, finaliza Reis.

Serviço: O lançamento da cartilha “O Crack: O apoio da família na recuperação da dependência” acontece no dia 28 de abril (sexta), às 20 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º Andar, Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9161 / 3316-9175 ou pelo e-mail biblioteca@fcms.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *