23 de abril de 2024 - 23:42

Escolagov divulga balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2021

Cumprindo seu papel de promover a formação, o aperfeiçoamento e a capacitação dos servidores públicos de forma permanente, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), vinculada à Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), divulgou nesta segunda-feira (6/12), relatório das ações, atividades e projetos desenvolvidos em 2021, até o mês de novembro.

Diretor-presidente da Escolagov, Ângelo Motti

Devido a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, uma nova dinâmica de trabalho precisou ser adotada para evitar e minimizar os impactos negativos do período, com a adoção de ferramentas virtuais específicas para a continuidade das capacitações. Conforme o diretor-presidente da Escolagov, Ângelo Motti, o relatório das ações desenvolvidas pela Fundação Escola de Governo demonstra que durante o processo pandêmico todos os programas que compõem a carta de serviços tiveram andamento regular, valendo-se dos recursos tecnológicos que permitiram prestar uma série de serviços, sem prejuízo à qualidade.

Os números mostram que até novembro foram formadas 52 turmas, 8 na modalidade remota (síncrona) e 44 na educação à distância (EAD/assíncrona), que correspondem um total de 14.927 matriculados, sendo que 7.259 alunos concluíram os cursos e 6.918 estão em andamento.

“Nossos servidores públicos, em especial aqueles que estavam em trabalho remoto, puderam acionar a plataforma da Escolagov em busca de oportunidades, dos cursos que melhor pudessem elevar seu grau de conhecimento e competência para o desempenho de suas funções, aproveitando uma melhor distribuição do seu tempo e o fato de estarem diariamente fazendo o uso da rede de computadores para o desempenho de suas atividades laborais”, destacou Motti.

Secretária de Administração de Desburocratização, Ana Nardes

Conforme a titular da Secretaria de Administração, Ana Nardes, “A promoção do desenvolvimento funcional do servidor público através de um programa permanente de capacitação, com cursos relacionados às competências necessárias para o desenvolvimento das funções públicas, é fundamental para o estabelecimento de uma administração pública eficiente e eficaz, capaz de realizar entregas de qualidade à população”, ressaltou.

Além das ferramentas digitais de ensino e de apoio aos servidores utilizadas principalmente durante a pandemia, está o website da Escola de Governo que disponibiliza diariamente informações atualizadas e uma diversidade de funcionalidades e recursos como: o calendário dos cursos, lista de eventos, os certificados para downloads, acesso ao EAD, currículo do aluno, os cursos em andamento e concluídos.

A ampliação e o fortalecimento das parcerias entre a Escolagov e instituições de ensino também foi positiva e possibilitou aos servidores e seus dependentes um maior acesso a cursos de capacitação e formação, através da oferta de descontos. Neste ano, foram fechadas parcerias com 44 instituições: escolas de educação infantil, ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação, além de cursos técnicos de idiomas, profissionalizantes e preparatórios para concursos. Todas as informações estão disponíveis no Portal do Aluno no endereço: http://www.cursos.ms.gov.br/.

Em apoio às unidades governamentais de capacitação dos servidores do executivo foi disponibilizada a plataforma moodle da Escolagov. Foram registradas 2.812 inscrições em 14 cursos, treinamentos, seminários e EAD, atendendo às demandas específicas de capacitação dos órgãos.

Tendo como foco as práticas e ideias que tragam modernidade à Gestão Pública, a Escola de Governo realizou a edição 2021 do XVI Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública premiou seis projetos nas modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis”. Foram inscritos 67 projetos que concorreram do 1º ao 3º lugar nas duas modalidades. O objetivo da premiação que totalizou R$ 24mil aos ganhadores é identificar as necessidades de inovação e promover ações que causem impactos positivos para Governança e consequentemente, para a sociedade.

Outro importante passo, foi a realização do processo seletivo para contratação temporária e o credenciamento de profissionais. O certame homologado, selecionou prestadores de serviços para atender as necessidades das ações desenvolvidas pela Escolagov nas funções de consultor, instrutor e tutor. A seleção recebeu 1.300 inscrições, 660 foram habilitados e 409 credenciados em várias áreas de conhecimento.

Nesta sexta-feira (10.12), a Escola de Governo realiza a cerimônia de formatura de 32 alunos da 1ª turma do curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas lato sensu. O curso ofertado gratuitamente aos servidores teve duração de 24 meses e carga horária de 390 horas/aulas.

Segundo Ângelo Motti, a direção está trabalhando no planejamento das atividades para 2022. “O próximo ano reserva à equipe da Escolagov novos desafios, notadamente com a atualização das áreas de conhecimento demandadas pelos Órgãos da Administração Direta, Fundações e Autarquias que apontaram a necessidade de aprimorar o conhecimento dos servidores em mais de 240 áreas. Soma-se a isso a determinação do Governo do Estado em continuar apoiando o Programa de Pós-Graduação da Escolagov, ampliando e diversificando também nesse campo as áreas de estudo e aprimoramento”, disse.

Raquel dos Passos – SAD