O Projeto Horta, desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Infantil Santa Emília, em Campo Grande, foi o escolhido para participar da 2ª edição do Pratinho Firmeza, guia gastronômico que debate e reforça a importância da alimentação na primeira infância.
Mantida pelas crianças com auxilio de todo o corpo discente, a Horta tem de tudo. E esse tudo – verduras, legumes e temperos – tornam a alimentação da criançada ainda mais rica. E também desenvolve o aprendizado, o cuidado e a relação de todos com a natureza e suas belezas.
A escola da Capital representou a Região Centro-Oeste no guia realizado pela Énois e que abrange todo o país. Com linguagem lúdica e atividades educativas, apresenta projetos de alimentação de cinco escolas municipais das cinco regiões brasileiras. E o TeatrineTV foi o veículo responsável por contar a história da EMEI Santa Emília, que agora integra o projeto.
O guia foi lançado no final de julho, nas versões impressa e digital. Baixe aqui a versão digital do Pratinho Firmeza Brasil
Oferecido como recurso educativo democrático, com foco em crianças, jovens e comunidade escolar, o Pratinho Firmeza apresenta conteúdo acessível.
É guiado pela personagem Ayo, menina amazônida de 6 anos, que percorre o Brasil apresentando receitas, projetos e mostrando como a família molda a forma como a gente pensa sobre o que come.
Ao mapear histórias e lugares para falar sobre alimentação infantil, principalmente em contextos de insegurança alimentar, o Pratinho Firmeza apresenta o poder da alimentação enquanto ferramenta na luta contra a desigualdade social e na garantia da saúde, desenvolvimento e sucesso acadêmico das crianças.
Conheça mais sobre o projeto e as razões que colocaram a Horta da EMEI Santa Emília em destaque no projeto nacional na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa:
O Pratinho Firmeza é realizado pela Énois, via lei Rouanet, com patrocínio da Rede Raia e em parceria com os coletivos e veículos das cinco regiões do país: Agência Carta Amazônia (PA); Nós, mulheres da periferia (SP); Nonada Jornalismo (RS); TeatrineTV (MS); e Tejucupapos (PE).