19 de abril de 2024 - 05:37

Escola Estadual Prof° Alício Araújo se destaca em nota do Ideb e foi a única a ultrapassar meta do Ensino Médio em Dourados

Para o diretor da escola, os números tendem a melhorar à medida que os alunos sejam bem acolhidos e se sintam integrados a um ambiente com atendimento humanizado, reforçando o lema “Educando para a Vida”

Conquista coletiva: Atendimento humanizado integra e estimula comunidade escolar em Dourados

O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, segundo dados divulgados pelo o mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dado que chama a atenção foi a pontuação obtida pela EE Prof° Alício Araújo de Dourados na avaliação dos alunos do Ensino Médio. O Ideb, medido a cada dois anos, é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10. Além de divulgar a nota da escola nas modalidades que oferece, o Saeb também estipula uma meta. Neste quesito, a Escola Prof° Alício Araújo não só desponta em primeiro entre as escolas de Ensino Médio em Dourados, subindo 8 décimos da última avaliação – de 4,1 para 4,9 -, como também foi a única a atingir a meta do Ideb/Ensino Médio no Município, ultrapassando a nota 4,5 projetada para 2021.

Segundo o diretor da escola, professor Marcos Falco de Lima, a maioria dos alunos aprovados em 2019 conseguiu entrar na faculdade. Dos 60% que ingressaram no ensino superior, grande parte utilizou a nota do ENEM, por meio do processo seletivo SISU, para ingressar na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. O resultado obtido no Ideb está sendo comemorado por toda a comunidade escolar e também por quem tem ligação com a história da escola, inaugurada em 1998 no bairro Terra Roxa II em Dourados. “Fiquei muito orgulhosa e cumprimento todos os alunos, direção, professores e demais funcionários”, disse  a delegada de Polícia aposentada Emília Araújo, filha do professor Alício, que deu nome à escola.

“Uma novidade importante sobre a divulgação dos resultados do Ideb é a quantidade mínima de alunos avaliados, pois a escola que não atingiu 80% dos alunos matriculados naquele ano não tem o resultado da prova divulgado. A Escola Alício Araújo por sua vez não teve o resultado divulgado para a modalidade do Ensino Fundamental, assim como várias outras escolas no município”, observa o diretor Marcos Falco de Lima.

As avaliações externas como Ideb e Prova Brasil são importantes para que as instituições de ensino reflitam sobre as práticas pedagógicas da escola e possam aprimorar o ensino e a aprendizagem. O gestor da escola, Marcos Falco de Lima, lembra que essa é uma tarefa de todos. “Apropriar-se dos dados dessas avaliações externas juntamente com a equipe é, com certeza, o ponto de partida para uma melhoria nos resultados”.

Marcos Lima alerta, no entanto, para algo que a escola carrega como lema: ‘Educando para a vida’: “Os alunos não podem ser vistos como números, mas como seres humanos que necessitam de um atendimento que os façam se sentir acolhidos e possam receber uma educação integral em todos os sentidos. Os números tendem a melhorar à medida que eles se sentem integrados nesse ambiente de atendimento humanizado. Nossa expectativa é que com a implantação do ensino Integral Integrado ao profissional será possível ampliar esse modelo de gestão e, com certeza, trazer melhores resultados”.

Protagonismo e Autoria – A Escola Estadual Profº Alício Araújo conta conta atualmente com 436 alunos e oferta três modalidades de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, o 9º ano do Ensino Fundamental Integral e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional.

As modalidades integrais ofertam formação pautada no protagonismo e autoria e a proposta de preparação para a vida profissional é realizada através dos cursos Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1°ano do ensino médio, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para 3º ano do Ensino Médio.