29 de março de 2024 - 05:55

Escola de MS está na semifinal do Desafio Liga Jovem do Sebrae Nacional

Estudantes da Rede Estadual de Ensino matriculados na Escola Estadual Coração de Maria, em Campo Grande, estão na fase semifinal do Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro. O grupo de empreendedorismo juvenil é formado pelos estudantes Álvaro Antônio dos Santos Jesus Netos, Júlia Elisa Castelheira Cominesi, Pâmela Silva dos Santos, Yasmin Bogarim da Silva e Ivan Carlos da Silva Pereira e coordenado pela professora de química Carolina Teixeira Laranjo Breda.

No dia 12 de janeiro foram anunciados oficialmente os 515 semifinalistas (427 estudantes e 88 educadores), autores de 100 projetos selecionados na primeira edição do Desafio Liga Jovem. Ao todo, 18 estados brasileiros estão representados na grande final, que acontece entre 20 e 25 de março, em São Paulo. Viagem, hospedagem e alimentação serão custeados pelo Sebrae.

Além de participarem da final, que será no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae, os 515 semifinalistas terão direito a um tour por centros tecnológicos na capital paulista. Os selecionados podem ser conferidos aqui. As seis equipes vencedoras ganharão uma viagem para Madrid, na Espanha, em um tour de até dez dias por centros de inovação, neste ano.

Protagonismo

“O projeto começou com o desejo de empreender e de participar do Desafio Liga Jovem. Os alunos me procuraram e manifestaram o desejo de participar do DLJ. Confesso que não sabia do projeto e que tomei conhecimento através deles, mas prontamente aceitei o convite de orientá-los”, lembra a professora Carolina Teixeira.

A orientadora deixou claro aos estudantes que deveriam ser protagonistas, pesquisadores, empreendedores e responsáveis. Foram eles que fizeram as inscrições e tiveram todas as ideias e ações, com acompanhamento dos passos e participações em lives. O grupo, então, tinha um primeiro desafio, detectar um problema da escola ou comunidade e propor uma solução transformadora, utilizando para tal algum tipo de tecnologia. O primeiro desafio foi escolher, entre os problemas percebidos, qual teria maior relevância frente a proposta do DLJ.

Projeto Finan

Ao perceber que muitos estudantes estavam abrindo contas em banco digital, que seus responsáveis não mais davam dinheiro físico para eles, mas realizavam transferências eletrônicas e que muitas vezes os valores depositados desapareciam rapidamente, sem grandes preocupações de como administrar seus recursos financeiros, o grupo de estudantes da Escola Estadual Coração de Maria viu ali uma possibilidade de empreender.

Logo cumpriram a primeira etapa do Desafio Liga Jovem, realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, a Virada Empreendedora, um evento on-line de três dias onde participaram de palestras, oficinas e mentorias em que receberam apoio para o desenvolvimento da solução do problema e elaboração do vídeo-pitch (vídeo de curta duração, que pode ser feito por celular, câmera comum, computador ou laptop). Assim, idealizaram o Projeto Finan.

O projeto Finan é um app sobre educação financeira, que tem como público alvo jovens de 15 a 25 anos que gostam de inovação, jogos e tecnologia. Dinâmico e de linguagem própria, através de um diálogo aberto e honesto, pretende através de uma plataforma digital e intuitiva ensinar os jovens as possibilidades de aprender a planejar, economizar, se organizar e aplicar o seu dinheiro pensando no futuro.

O grupo acredita que através da educação financeira é possível que futuramente esses jovens tenham maior estabilidade financeira evitando assim endividamentos e protestos. É possível conhecer um pouco mais sobre o projeto e acompanhar as próximas etapas dele por meio do Instagram: https://instagram.com/projeto_finan?igshid=MDM4ZDc5MmU=.

A segunda etapa do Desafio Liga Jovem foi a avaliação. Foram selecionados 100 semifinalistas de 1200 inscritos. E a equipe Finan está entre elas, “sinto-me privilegiada em orientar um grupo composto por alunos dedicados e empenhados que acreditam que o empreendedorismo e o marketing são importantes para sua formação integral”, menciona professora Carolina.

O projeto Finan nasce de forma genuína, sem interferência ou sugestões, apenas a orientação de uma professora que acredita nas competências e habilidades que seus estudantes desenvolveram durante a vida escolar e de um grupo de jovens empreendedores que sabem onde e como desejam chegar.

“Acreditamos neste grupo, acredito na inovação que eles trazem e na diferença que essa proposta poderá fazer na vida de muitos jovens, que os jovens são idealizadores e possuem uma capacidade inenarrável, que com pertencimento, atenção, motivação e credibilidade todos os estudantes podem aproveitar as oportunidades e irem além”, finaliza diretora Neiva Maria de Mattos

Adersino Junior, SED