20 de abril de 2024 - 05:05

Escola da REE na Capital já trabalha nos preparativos para o início do Ano Letivo

De olho no início das atividades em 2021, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) seguem em preparação neste mês de janeiro, que antecede o período voltado para a Jornada Pedagógica, que começa no dia 04 de fevereiro. Pensando nisso, escolas como a EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa já se preparam para receber as equipes que estarão de volta a partir de quinta-feira (04.02), para o mês de orientações e formações organizadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

Localizada na avenida da Capital, nº 611 – Vila Rica, em Campo Grande – a unidade faz parte do Programa Escola da Autoria e tem o foco do trabalho voltado para a Educação Integral em Tempo Integral. Diretor da escola desde 2020, o professor Fabiano Soares destacou o esforço da equipe para o início da Jornada Pedagógica e também para o retorno dos estudantes, no dia 01 de março.

“Estamos trabalhando bastante e adequando a escola, em conformidade com os protocolos. Para a realização das ações, contamos com o apoio da SED, que nos enviou os materiais tanto para uso do aluno [itens de proteção individual] como para o uso nos espaços coletivos, de uso comum. São materiais para higienização pessoal e dos ambientes, assim como equipamento para aferição de temperatura dos alunos e também de todos que frequentam o ambiente escolar”, detalhou o gestor.

EE conta com sinalização para o uso obrigatório de máscaras logo na entrada (Foto: Juarez Jr/SED)

Ao todo, o Governo do Estado já investiu R$ 3,6 milhões na aquisição de insumos, que tiveram a distribuição iniciada ainda no ano de 2020 para as unidades da REE e que deverá ser concluída antes do retorno dos alunos, em março. Entre os 1,3 milhão de itens, estão frascos (480ml) e bisnagas (100ml) de álcool em gel (70%) e máscaras de algodão reutilizáveis (laváveis), destinadas aos estudantes.

Para as unidades escolares e profissionais da Rede, serão disponibilizadas luvas e máscaras hospitalares, borrifadores, dispensers de parede (saboneteiras) e dispensers de chão (com pedal), com reservatórios para álcool em gel (70%), termômetros digitais e materiais de limpeza, para higienização e desinfecção dos ambientes.

Galões de 5L com álcool em gel 70% já estão em uso na escola, abastecendo a equipe de limpeza e higienização (Foto: Juarez Jr/SED)

“Estamos otimistas com o retorno das aulas e se houver o retorno das atividades de forma presencial, estamos preparados para receber esses estudantes, sempre de acordo com os protocolos, adequação de rotina e de horários. Tudo isso para que os alunos fiquem tranquilos e os pais seguros em deixar seus filhos aqui na nossa escola. Isso vale também, claro, para os nossos servidores”, disse Fabiano.

Assim como outras unidades da REE, neste início de ano a escola já se encarregou de instalar os dispensers de parede (popularmente conhecidos como “saboneteiras”) enviados pela SED e também providenciou outros acessórios para instalação em áreas de circulação, tais como corredores, pátio e banheiros. A iniciativa partiu da equipe de gestão, que agora se prepara para mais um ano letivo.

Conhecidos como saboneteiras, os dispensers adicionais já estão instalados nas paredes da escola (Foto: Juarez Jr/SED)

“Embora sejam grandes os desafios para 2021, será melhor do que 2020. Nós poderemos receber os nossos estudantes, com várias restrições, mas com a segurança para que eles se sintam acolhidos e que seja um ambiente que favoreça sua aprendizagem, que o acolha também de forma humana. (…) Além do ambiente físico, estamos nos preparando para receber nossos professores, na jornada pedagógica, para ouvi-los. Todos serão acolhidos, integrados e se sentirão bem para o aprendizado”, finalizou o diretor.

Comunicação SED
Foto: Edemir Rodrigues