Projeto possibilitará promoção por merecimento dos servidores de carreira
Os dados da pesquisa de Gestão por Competências aplicada aos servidores da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) foram apresentados aos servidores da Fundação na manhã desta quarta (21). Competências, habilidades e atitudes identificadas na pesquisa foram mapeadas pela equipe da Secretaria de Administração (SAD) do Governo do Estado.
Cinco eixos de competências essenciais foram mapeados nos servidores da Fertel, sendo: o trabalho em equipe com valorização da comunicação interna; a habilidade de comunicar, trocar e expressar ideias; a gestão de processos e de projetos, utilizando os conhecimentos técnicos para o bom andamento dos trabalhos; a compreensão da gestão administrativa; e a habilidade, mais próxima dos objetivos da Fertel, de utilizar os recursos disponíveis em sua potencialidade para a difusão de ideias e cultura por meio do rádio e da televisão.
De acordo com a servidora Rutiane de Moraes, o objetivo é valorizar e aperfeiçoar a carreira e o trabalho do servidor. “Esse foco na gestão de pessoas é inédito. Antes, era essencialmente processual nos setores de recursos humanos dos órgãos”, afirma a servidora.
Melhorar a comunicação interna e o atendimento à população também é um dos objetivos do projeto, explica a gerente Ana Carina Verbisck. “Com as avaliações, o governo poderá oferecer cursos alinhados aos objetivos de cada órgão da administração estadual”, pontua a Ana Carina. A gestão de competências possibilitará ainda que os servidores usufruam o direito de promoção por merecimento, que não era regulamentado.
Os resultados desses dados já foram apresentados para o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, no mês passado. Para ele, “o projeto é fundamental para sistematizar, aperfeiçoar e qualificar o trabalho no âmbito do governo e principalmente nas emissoras públicas, que têm um leque de funções técnicas, com atividades diversas e especialidades específicas”.
O projeto
Segundo a Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, na primeira etapa do processo de mapeamento foram levantados os conhecimentos, habilidades e atitudes para que os servidores possam desenvolver serviços de qualidade, definindo assim as competências gerenciais e essenciais de cada órgão da administração direta e indireta do Poder Executivo.
A sistematização dá início à implantação do projeto de gestão por competências e a previsão é de que a partir de 2017, na segunda fase, com a avaliação individual, seja assentada a política de valorização do servidor, resultando na melhoria dos serviços à população.
Confira a mensagem do governador: