29 de março de 2024 - 06:58

Entrevista: Reinaldo Azambuja destaca benefícios do mutirão de saúde

A um dia do início dos atendimentos da Caravana da Saúde do Governo do Estado na microrregião de Campo Grande, que começa às 6h dessa terça-feira (10), o governador Reinaldo Azambuja concedeu entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, destacando as ações do mutirão ao longo do último ano. A Caravana surgiu em março de 2015 para eliminar filas de espera por consultas, exames e cirurgias e reestruturar o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul.

CONFIRA ÍNTEGRA DA ENTREVISTA

“Tínhamos uma lista de 17 mil pessoas aguardando por cirurgias e já fizemos 23 mil até a etapa de Dourados, sendo que em Campo Grande nossa estimativa é fazer mais de 40 mil”, exemplificou Reinaldo sobre os atendimentos cirúrgicos na especialidade da oftalmologia. Segundo ele, antes da Caravana, o governo fazia cerca de 1,2 mil cirurgias oftalmológicas por ano. “Nesse ritmo levaríamos praticamente 35 anos para zerar a fila”, comentou.

Para o governador, a Caravana é a maior ação de saúde feita em Mato Grosso do Sul, pois além de levar atendimento de qualidade às pessoas reestrutura o sistema. Ele deu exemplos dos benefícios deixados pelo mutirão. Na microrregião de Coxim foi instalado um centro de hemodiálise, possibilitando o tratamento de pacientes de toda a região norte do Estado. “As pessoas deixaram de percorrer 600 quilômetros para se tratar em Campo Grande”, disse.

Reinaldo ainda citou medidas que vão fortalecer microrregiões de saúde, possibilitando atendimento das pessoas nas cidades e microrregiões em que elas moram. Os hospitais de Corumbá e Nova Andradina passarão por reestruturação e ampliação. Em Naviraí será inaugurado atendimento de hemodiálise. Nas cidades de Dourados e Três Lagoas serão construídos hospitais regionais.

Em Ponta Porã será credenciada uma organização social para administração do Hospital Regional. Segundo ele, a organização social ajuda o Estado a diminuir gastos, ter eficiência, aumentar atendimento à população e ampliar serviços de saúde. “Não é privatização, é parceria com instituições competentes. Queremos melhorar gestão e ampliar o atendimento às pessoas”, falou.

Já em Campo Grande serão concluídas as obras do Hospital do Câncer, com recursos estaduais, e terminadas as do Hospital do Trauma, além da estruturação de um novo anexo do Hospital Regional.

“É o trabalho de reorganização de todas as regiões”, disse ele. A entrevista foi concedida ao telejornal Bom dia MS, da TV Morena.

A Caravana

Criado no início de 2015 pelo Governo do Estado, o programa Caravana da Saúde tem como meta levar à população sul-mato-grossense atendimento médico com rapidez e qualidade, eliminando filas de espera por exames, consultas e cirurgias e estruturando hospitais. A Caravana é considerada o maior programa de saúde regional, com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 75 milhões.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: Chico Ribeiro.