20 de abril de 2024 - 07:32

Entrega de títulos de moradias proporciona direito e conquista para centenas de sul-mato-grossenses

Graças a uma lei estadual, pessoas que estavam aguardando há tantos anos a oportunidade de desonerar o próprio imóvel, estão recebendo o título para dar baixa na hipoteca e/ou caução. A Secretaria de Estado de Insfraestrura (Seinfra), e Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), começaram a entregar os documentos na primeira semana do mês de julho. De lá para cá, 216 moradores de Amambai, Bela Vista, Coxim, Ivinhema, Selvíria e Três Lagoas, já podem ir ao cartório municipal para realizar a regularização.

Ivinhema foi o primeiro município do cronograma. Lá, 27 mutuários do bairro Itapoã receberam os títulos das mãos do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e das servidoras da Agehab, Gleicemar Garcia e Rosilene Candelária. Outros 46, do bairro Cassiano Marcelo, localizado na cidade de Amambai, também ficaram felizes com a ação do governo do estadual. As entregas dos documentos foram feitas no mesmo dia nessas duas cidades.

“Eu resido no empreendimento há mais de 15 anos, e esse documento é de suma importância, pois garante a realização da casa própria. A moradia já era minha, mas não tinha nenhum documento que comprovava”, explica a servidora pública municipal de Ivinhema, Ana Paula de Carvalho.

Mais tarde, na terceira semana do mês passado, foram realizadas 60 entregas, divididas entre Selvíria (14) e Três Lagoas (46), no residencial dos Servidores Públicos, e nos empreendimentos Angelina Tebet e Osmar Ferreira Dutra, respectivamente. O sentimento de felicidade se repetiu nessas cidades.

Luciene Rimoli recebe título entregue por Gleicemar, sevidora do Estado

Agradecida, Luciene Rimoli Guedes contou que aguardava pelo momento. “Eu conversei com uma vizinha, recentemente a respeito da nossa situação, e de repente a equipe do Estado apareceu nas residências. Eu imagino que nada para Deus é impossível, pois quem espera sempre alcança”.

“Nós somos moradores antigos do local e já fizemos melhorias na casa. Sou muito feliz por morar onde eu moro porque são mais 30 anos naquele lugar. É um sonho realizado”, finalizou a moradora do residencial Osmar Ferreira Dutra.

Quem também deve estar comemorando esta conquista são os bela-vistenses. Ao todo, 26 moradores do Conjunto Habitacional Militão Loureiro receberam o documento no dia em que Bela Vista completava o 113°aniversário (20 de julho), deixando a ocasião ainda mais especial.

“A emoção é muito grande! Há mais de 25 anos, quase 30, eu esperava por isso. Agora com o imóvel legalizado, posso mexer na estrutura”, disse Roney Gamarra, trabalhador autônomo, compartilhando o que pretende fazer daqui em diante.

Diretora-presidente da Aehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, faz a entrega do documento para dona de casa

“Faz uns 30 anos que estou esperando isso e não sabia se íamos conseguir. Foi muita luta. Meus filhos falavam: será mãe que a senhora vai conseguir?”, lembrou Ilda Peralta, dona de casa que recebeu o termo de autorização das mãos da diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.

Previsul em Coxim

No último dia 30 de julho, mutuários do Residencial Pé de Cedro, no município de Coxim, relataram o quanto esperavam por tal documento, alguns até haviam perdido a esperança depois de tantos anos correndo atrás. Os 57 moradores foram atendidos durante o dia inteiro pela equipe da autarquia.

Quatro moradores foram convidados para comparecerem na Câmara Municipal de Coxim, para receber o documento das autoridades presentes. Além de Eduardo Riedel, o prefeito Edilson Magro, e várias autoridades do município participaram daquela cerimônia.

“Há 31 anos atrás o Estado construiu conjuntos habitacionais, e passou para centenas de pessoas através do recurso chamado Previsul, dando a garantia do próprio imóvel. Mas ao longo do tempo, isso ficou amarrado no cartório, e o dono da casa, que na verdade não era o proprietário, não podia disponibilizar a morada da maneira que quisesse, pois o documento não permitia”, disse o secretário estadual de infraestrutura Eduardo Riedel, lembrando em seu discurso dos fatores que levaram o governo estadual ao tomar esta decisão.

Para o prefeito, “a nossa palavra é de agradecimento por tudo que está sendo feito. E se Deus quiser, esta união será contínua”, disse Edilson Magro

Ainda segundo Eduardo Riedel, com a quantidade já entregue, a meta é liberar títulos a mais de 1.200 residências espalhadas por todas as regiões do Estado.

Próximos destinos

Mutuários de Aquidauana serão os próximos a receber os termos de autorização de baixa de hipoteca e/ou caução. No total, são 39 moradores do residencial do Servidores Públicos de Aquidauana, a serem beneficiados. A entrega está prevista para o período matutino e início do vespertino da próxima quinta-feira (05).

Já na segunda semana de agosto, a previsão é de que aproximadamente 98 moradores de Corumbá e 28 de Miranda tenham em mãos o documento.

“As vezes penso que este serviço compatível a mim e a Gleicemar, é simples, mas tudo se transforma ao presenciar o quanto essas pessoas esperam por esse documento. E quando compartilham conosco suas histórias e seus planos, percebemos a grande importância de vida que o mesmo representa”, contou a servidora da Agehab, Rosilene Candelária.

Davi Nunes Souza, Ageh