28 de março de 2024 - 11:16

Entrega de equipamentos fortalece agricultura familiar das 79 cidades, avaliam prefeitos

Com investimento de R$ 31,3 milhões, o governador Reinaldo Azambuja entregou 363 equipamentos agrícolas para os 79 municípios do Estado.

Os prefeitos destacam que esta ação vai apoiar e fortalecer a agricultura familiar no Estado. Também mostra como a atual gestão é “municipalista” ao atender todas as cidades.

Prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (Foto: Edemir Rodrigues)

“Este investimento é uma prova que este governo é municipalista, não apenas no papel, mas nas entregas. As prefeituras receberam caminhões, maquinários, tratores, implementos, que vão ajudar no período de seca e assim atender o pequeno produtor, os assentamentos e aldeias indígenas”, descreveu Valdir Couto Júnior, prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (Foto: Chico Ribeiro)

Para o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, este evento mostra a capacidade do Governo de ajudar a agricultura familiar. “São equipamentos que vão ajudar o homem do campo. O governo faz sua parte, com entregas que vão chegar às comunidades, principalmente para aqueles que produzem alimentos”.

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (Foto: Edemir Rodrigues)

Nelson Cintra, prefeito de Porto Murtinho, lembra que os investimentos são feitos pelo Estado mesmo em momentos de crise. “O governador (Reinaldo Azambuja) cada vez mais nos surpreende com novas entregas aos municípios, mesmo em épocas difíceis. Estes maquinários vão ajudar demais nossa cidade, que tem carência neste setor”.

João Carlos Krug, prefeito de Chapadão do Sul (Foto: Chico Ribeiro)

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, destaca que estas ações incentivam os municípios a cada vez mais apoiar os agricultores rurais e assim melhorar as condições de produção. “Com equipamentos, maquinários e incentivos a vida no campo vai melhorar. O Estado vem fazendo algo positivo para apoiar este setor”.

Parceria com municípios

Prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado (Foto: Edemir Rodrigues)

A entrega dos equipamentos e maquinários fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado, bancada federal e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Por meio das emendas foram investidos R$ 19,4 milhões, já a contrapartida do Estado em convênio da Agraer e Mapa, somam mais R$ 11,9 milhões.

“Nós temos apenas que agradecer ao Governo do Estado por esta parceria que ajuda os municípios e que é de grande valia ao homem do campo”, citou a prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado.

Maquinários aos 79 municípios (Foto: Edemir Rodrigues)
Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (Foto: Chico Ribeiro)

Destaque nacional no ecoturismo, Bonito também foi contemplado com o apoio aos agricultores. “Nossa cidade recebe hoje novos maquinários que vai ajudar o pequeno produtor, com mais tratores e caminhões. Temos que parabenizar toda equipe do Governo por esta parceria com os municípios”, ressaltou o prefeito Josmail Rodrigues.

Prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (Foto: Chico Ribeiro)

Para o prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, trata-se de um grande movimento atender o homem do campo das 79 cidades. “Me sinto honrado e agradecido por fazer parte desta parceria com o governador (Reinaldo Azambuja), que tem a participação do governo federal e da bancada federal. Nós fomos contemplados com implementos agrícolas e dois tratores. Quem ganha é a população sul-mato-grossense”.

Prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia (Foto: Edemir Rodrigues)

Com mais de dois mil assentados na região de Nova Andradina, o prefeito José Gilberto Garcia ponderou que esta é uma ajuda fundamental do Estado. “São ferramentas importantes para que o agricultor possa produzir e trabalhar. Vai colaborar muito com os assentados.

Prefeito de Paranhos, Donizete Viaro (Foto: Chico Ribeiro)

Donizete Viaro, prefeito de Paranhos, destaca que este é o resultado de um governo municipalista. “Nossa cidade não tem condições de comprar maquinários, se não tiver este apoio e parceria a agricultura do nosso município não anda. Só temos que agradecer”.

Prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo (Foto: Chio Ribeiro)

Para Amambai, o prefeito Edinaldo Luiz de Melo, cita que estes equipamentos chegam em bom momento. “Vai incentivar quem realmente precisa. O grande produtor tem condições de andar sozinho, já o agricultor familiar precisa deste apoio. Eles (equipamentos) vão ser bem usados pelo município”.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Edemir Rodrigues