plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

1 de dezembro de 2024 - 13:09

Entenda como a Justiça Eleitoral combate notícias falsas

As notícias falsas, espalhadas principalmente pelas redes sociais, tomaram conta de celulares. Este fenômeno mundial, denominado “fake news”, ganhou impulso nas últimas três eleições. Mas uma frente de combate envolvendo todas as instâncias da Justiça Eleitoral busca anular os efeitos nocivos desta prática no pleito deste ano.

Foto: Marcelo Casal Jr.

E este combate ocorre em duas frentes: a primeira é um compilado de informações checadas e que fazem parte do sistema “Fato ou Boato”, disponível nos sites do TSE e TRE/MS. Ele analisa em tempo real as notícias falsas espalhadas nas redes, apura e informa o eleitor sobre a veracidade do conteúdo. Pode ser acessada aqui. 

A Justiça Eleitoral também acolhe denúncias. Tanto as candidaturas como qualquer eleitor podem, por meio de ocorrências, encaminhá-las. As notificações sobre disseminação de notícias falsas serão investigadas e são passíveis de punições aos seus autores, de acordo com o código de Leis Eleitorais.

Saiba mais sobre como checar e denunciar informações que atrapalhem as eleições na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *