25 de abril de 2024 - 15:02

Energisa reinaugura Espaço Energia em Campo Grande

O Espaço Energia, que já recebeu mais de 30 mil visitantes desde sua inauguração em 2015, recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões para reforma e aquisição de ferramentas digitais interativas. (foto: divulgação)

O Espaço Energia, que desde 2015 já apresentou os princípios da física, experimentos, história e conceitos da eletricidade para mais de 30 mil visitantes, foi totalmente modernizado e será reinaugurado nesta quinta-feira (30). A principal novidade é o formato digital e interativo que permite o registro da experiência virtual dos visitantes por  meio de equipamentos e dispositivos de realidade aumentada.

“Nosso espaço, que já era referência em educação, agora conta com ferramentas digitais interativas e de realidade aumentada para envolver os visitantes em uma viagem pelos caminhos da energia de maneira única e inesquecível”, destaca o diretor-Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes.

Com investimento de R$ 2,9 milhões, a reforma do espaço de 220 m² pretende ampliar o número de visitantes com os novos atrativos que incluem uma maquete interativa (mini cidade) com os caminhos da energia, bicicleta geradora com óculos de realidade virtual, experimentos físicos com animações complementares, ferramentas digitais que demonstram o funcionamento da energia solar, de uma casa antiga versus eficiente e do conhecido experimento de Van Der Graaf (esfera que arrepia os cabelos). Outra grande atração é o dispositivo ‘Hololens’, óculos que integra o virtual e real na mesma instalação e permite ao visitante trocar uma lâmpada apenas com o movimento das mãos, sem tocar.

Um dos grandes atrativos do Espaço é o dispositivo ‘Hololens’, óculos que integra o virtual e real na mesma instalação e permite ao visitante trocar uma lâmpada apenas com o movimento das mãos, sem tocar. (foto: divulgação)

Além do caráter educativo, o local é também referência no incentivo e promoção da arte e cultura sul-mato-grossense, por meio de sua área cultural que já abrigou 28 exposições de artistas regionais, sob a curadoria de Yara Penteado, desde a sua abertura. E para abrilhantar ainda mais a nova fase do Espaço, a consagrada artista plástica Thetis Selingardi foi convidada a expor suas telas pelo período de três meses, proporcionando ainda mais experiências sensoriais aos visitantes.

O Espaço Energia é voltado para o público adulto e infantil, com foco em educadores e alunos do ensino fundamental e médio, e conta com uma unidade móvel (van) dotada de equipamentos interativos, que percorre todo o estado levando conhecimento sobre eficiência energética para os mais diversos públicos.

O horário de funcionamento do Espaço é de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida Afonso Pena, 3.901 – em Campo Grande/MS.

A área cultural do Espaço abrigará, até novembro, a exposição da consagrada artista plástica Thetis Selingardi. (foto: divulgação)

Serviço:

Reinauguração do Espaço Energia

Dia 30 de agosto (quinta-feira), às 19h30, na Avenida Afonso Pena, 3.901.

Exposição Thetis Selingardi, com curadoria de Yara Penteado

Abertura dia 30 de agosto, às 19h.

Visitação até 30 de novembro, no horário de funcionamento do Espaço.

Com assessoria