Além da redução de custos, novas e limpas fontes de energia elétrica no país ganham destaque pelo impacto mínimo ao meio ambiente. É o caso da geração eólica, que usa a força dos ventos para mover turbinas que ampliam a capacidade do sistema elétrico.
Essa foi a apoosta da Águas Guariroba, concessionária da Aegea que atua na captação e distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande. A empresa passou a produzir a própria energia neste ano, por meio de parques eólicos.
Com a novidade, a concessionária atinge o patamar de 99% de toda energia consumida em sua operação proveniente de fontes 100% limpas.
A geração de energia do parque eólico corresponde a 94% do consumo da concessionária, enquanto 3% vêm da usina de energia solar instalada no município de Cassilândia, no modelo de Geração Distribuída.
As usinas eólicas que compõem o projeto já estão totalmente implantadas e fazem parte do complexo eólico Assuruá 5, localizados em Xique-Xique e Gentil do Ouro, na Bahia.
Implantadas pela empresa parceira Serena Energia, contam com 20 aerogeradores de 5,8MW cada, resultando em uma potência instalada total de 116MW, energia equivalente ao consumo de uma cidade de cerca de 700 mil habitantes.
Atualmente a Águas Guariroba tem um consumo total de 9.853 MWh em sua operação. Para se ter uma ideia, uma residência comum consome entorno de 152 quilowatts de energia em um mês.
Confira na reportagem de Daniela Nahas ao boletim Rádio Livre da Rede E FM como esse modelo de geração de energia ajuda na sustentabilidade e no desenvolvimento do serviço prestado em Campo Grande: