plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 06:42

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão movimenta Cidade Universitária de Dourados

Nesta quarta-feira, às 19h, foi realizada a abertura do III Enepex – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizado em parceria pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A cerimônia ocorreu no Anfiteatro da UFGD, na Cidade Universitária de Dourados, com apresentação cultural da Orquestra da UFGD, com participação de integrantes da Casa da Cultura da UEMS.

O III Enepex é resultado da integração do 7º EPEX/UEMS e 10º ENEPE/UFGD. Esta edição é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec) da UEMS e tem como temática O Impacto da Universidade na Sociedade. Foram inscritos aproximadamente 1,3 mil trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão das duas Universidades, com um número total de 1,8 mil participantes, incluindo os alunos ouvintes.

Compuseram a mesa de autoridades os vice-reitores Laércio de Carvalho (UEMS) e Márcio de Barros (UFGD), a responsável pela Proec/UEMS, Márcia Alvarenga e o responsável pela Coordenadoria de Pesquisa da UFGD, Nelson Luís de Campos. A palestra de abertura foi proferida pela profa. Dra. da Universidade de São Paulo (USP), Walkyria Monte Mor com o título “Universidade e Formação Cidadã: Uma Revisita ao Projeto Universitário”.

Em sua fala, Laércio reconheceu que o evento se consolidou como um sucesso e que se fortalece a cada ano. “Esse fortalecimento se dá, claro, pelos números de trabalhos inscritos, mas, também, pelo comprometimento, trabalho e planejamento de todos os envolvidos em sua realização”, destacou o vice-reitor da UEMS.

Para Márcio de Barros, o III Enepex coroa a parceria entre UFGD e UEMS, ampliando o intercâmbio entre as Universidades e destacou a importância do tema desta edição. “É necessário promover debates sobre o que as Universidades estão produzindo para a sociedade, e como estas instituições podem colaborar com o processo de construção da cidade de Dourados”, ressaltou o vice-reitor da UFGD.

Profa. Dra. Walkyria Monte Mor durante palestra ao público

Palestra

A palestrante Walkyria Monte Mor, da USP, iniciou sua explanação reconhecendo a necessidade de se ‘revisitar’ os processos educacionais vigentes, empreendendo uma análise mais profunda sobre a função social da escola e da universidade.

Walkyria também abordou os processos decorrentes do advento da tecnologia digital na sociedade e no mundo do trabalho, sobre os novos projetos educacionais propostos pelas teorias de letramentos, e sobre formação cidadã e formação crítica.

“Todas essas questões são importantes quando nos propomos a uma ‘revisitação’ da universidade. A tecnologia influenciou de modo inequívoco a sociedade e nos impele a repensar qual o papel da Universidade neste cenário. Afinal, que tipo de cidadãos queremos formar?”,  indagou a palestrante.

Após sua apresentação, a docente da USP reconheceu que o III Enepex é uma oportunidade de promover uma ampla discussão sobre os aspectos que envolvem a Universidade e a sociedade.

Rubens Urue/ Comunicação UEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *