Em 6 de setembro de 1944 soldados brasileiros enfrentaram tropas do Eixo sobre o Canal Usciana, na Itália. Eles eram de Aquidauana, do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, que realizou na última semana encenação histórica da primeira ação de combate da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, celebrando os 80 anos do feito.
O lançamento de uma ponte Bailey sobre o canal Usciana marcou a entrada do país nos combates. Mas a atividade traçou um panorama histórico dos antecedentes da entrada do Brasil no conflito, quando navios brasileiros foram afundados por tropas nazistas. A encenação também contou como foram a criação do Batalhão e o treinamento das tropas que seguiram para combater na Itália.
Além do contexto, a destruição da ponte original e o lançamento da Ponte Bailey foram retratados por militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate.
Além da encenação do evento e de lançamento de livro, o COmando Militar do Oeste também realizou duas cerimônias de reinauguração: Espaço Cultural da FEB, local dedicado à memória dos feitos dos Pracinhas na Segunda Guerra Mundial e o monumento Morros da Vitória, que representa os morros de Aquidauana e da Itália.
Confira tudo na reportagem de Leonardo Paraná ao Jornal da Educativa:
Com informações da Comunicação do Exército Brasileiro
Fotos: 1º Sgt Mache / EB