O ENAPA (Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção) e o Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), que estavam programados para acontecer nesta semana em Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, foram adiados devido a greve. Conforme os organizadores dos dois eventos, a paralisação dos caminhoneiros afetou substancialmente todo o transporte nacional, tornando inviável a realização de ambos.
Segundo a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), a Associação Familiar de Apoio aos Grupos de Adoção de Sidrolândia (AFAGAS) e a 2ª Vara Cível e Criminal de Sidrolândia, responsáveis pelo Enapa, que aconteceria entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a decisão foi tomada na última sexta-feira (26) e ainda que os caminhoneiros suspendessem a greve não haveria tempo suficiente para abastecer a cidade com produtos e alimentos necessários para receber um evento com mais de 1.000 congressistas.
Já a organização do Fonajup, que chegaria a quinta edição no dia 30 de maio, alegou que a ‘crise de abastecimento que assola o país tornou absolutamente inviável a realização do V Encontro do Fonajup em território sul-mato-grossense ou qualquer outros estado da federação’. O evento é responsável por promover debates importantes sobre políticas e legislação voltadas aos cidadãos infanto-juvenis.
A rede hoteleira de Bonito e a agência H2O se colocaram à disposição para estornar os valores pagos ou para reagendar para uma data futura, pagando-se eventual diferença tarifária, porém sem a cobrança de multa por se tratar de caso fortuito.
A Afagas/Sidrolândia também confirmou que o Enapa será remarcado para 15 a 17 de novembro de 2018, e que todos os ingressos adquiridos serão remarcados automaticamente. Caso haja a intenção de estornar o valor dos ingressos, deverá o interessado encaminhar o pedido para o e-mail, ocasião em que será devolvido o valor pago campanhas@afagas.org.br sem a cobrança de qualquer encargo.