plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 09:21

Empreendedoras falam sobre mudança de rumo profissional no Bom Dia Campo Grande

Administradoras de empresas, Regina Freitas e Ana Carla Castello contaram na Educativa 104.7 FM a troca das consultorias pela fabricação de temperos e geleias na Gourmeteria Criativa
Da esquerda para a direita: Regina Flores, a apresentadora Maristela Cantadori e Ana Carla, em entrevista sobre como surgiu a Gourmeteria Criativa. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)
Da esquerda para a direita: Regina Freitas, a apresentadora Maristela Cantadori e Ana Carla, em entrevista sobre como surgiu a Gourmeteria Criativa. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)

“Temperar a vida”. Foi com essa visão que as administradoras de empresas Regina Freitas, 52, e Ana Carla Castello, 55, decidiram dar uma guinada nas carreiras e trocaram as consultorias pela cozinha. Há três anos, deram início à Gourmeteria Criativa que, da produção de dois temperos comercializados em uma pequena mesa na Praça Bolívia, levou-as a participarem a partir desta sexta-feira (16) da Comitiva dos Chefs, um dos principais eventos gastronômicos de Campo Grande.

Regina e Ana Carla participaram nesta quinta (15) do Bom Dia Campo Grande, onde contaram um pouco sobre a experiência de mudar de profissão em busca da satisfação pessoal. “São coisas que a própria vida vai pontuando para a gente”, afirmou Ana aos microfones da Educativa 104.7 FM. De uma família de cozinheiros “apaixonados por comer bem”, ela afirma que a transição ocorreu ao lado do trabalho de formação.

“As consultorias nos enriqueceram muito em conhecer as pessoas e os perfis delas e meu. Estamos aos poucos migrando de uma profissão para outra, mas o olhar tem sido muito para a gastronomia, com a culinárias, temperos e geleias”, prosseguiu ela, ao ressaltar que, com as mudanças no mundo, sentiu também a necessidade de se revigorar. “A comida sempre foi muito agregada a mim e, agora, vamos temperar a vida, dar sabor à vida”.

Regina destacou, porém, que a mudança não ocorreu de uma hora para outra. “Na verdade vem sendo pensada e amadurecida há muitos anos. O sistema de trabalho como consultora é muito valioso. Aprendemos muito, não só ensinamos, e esse aprendizado nos leva a crer que também tem de praticar”.

Rotina

Ana Carla reforça que a nova realidade obriga, também, uma quebra de paradigmas, como o contato direto com o público para as vendas –atualmente, os produtos são oferecidos em feias e eventos, além de parcerias com alguns pontos comerciais. Além disso, a comercialização permite uma nova experiência de ajudar as pessoas a buscarem uma alimentação mais sadia.

A realidade no novo negócio também é distinta. “Nossa vida tomou um rumo diferente e isso é muito legal. Há proximidade com o público e suas necessidades e desejos”, contou ela, citando a interação com os consumidores faz parte da receptividade positiva dos produtos. Regina, por seu turno, reforça que a mudança precisa levar em consideração os desejos do trabalhador –o “fazer o que se gosta”–, mas não fechar os olhos para a necessidade de dedicação ao projeto, sobretudo em seu início.

Regina Freitas afirma que transição profissional foi planejada durante muito tempo. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)
Regina Freitas afirma que transição profissional foi planejada durante muito tempo. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)

“É uma rotina bem puxada, hoje, onde temos de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. É se dividir entre o momento de preparar um cafezinho para receber o cliente, fazer a linha de produção, atuar na parte administrativa, negociar com o fornecedor, enfim, vários papéis praticamente em 24 horas”, narrou.

 

Preparação

Ana Carla frisou que o processo de fabricação de temperos começou com uma primeira combinação, chegou a experimentações até a diversificação, com a fabricação de geleias. “Fomos aos poucos ampliando e desenvolvendo”, destacou. Ambas fizeram, também, curso técnico na área de cozinha, o que ajudou no entendimento das técnicas de preparações e das orientações para os clientes.

As empresárias também deixaram suas dicas para quem pretende mudar os ares profissionais. Regina destacou como primeiro ponto a necessidade de estudar e se reciclar.

“A partir do momento em que você consegue identificar a atividade que te dá prazer em exercer, estude. Pesquise bastante sobre ela e ponha em prática. Faça um planejamento e, com persistência, não desista. As dificuldades são grandes, as portas não se abrem de uma hora para outra e nem ficam abertas”, disse ela, recomendando ainda a busca por orientação de profissionais e instituições.

Ana Carla, por sua vez, reforçou que, além da importância de se estudar, é preciso preparação econômica diante de eventuais dificuldades. Além disso, ela recomenda que haja clareza do potencial empreendedor em relação àquilo que ele sonha e a realidade do seu mercado. “Apenas saber fazer e gostar é uma coisa. Outra é saber se o mercado vai absorver. Não é só fazer, embalar e vender. Tem um monte de coisas associadas”, ressaltou.

Ana Clara recomenda que o trabalhador pesquise bem o mercado no qual pretende empreender. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)
Ana Carla recomenda que o trabalhador pesquise bem o mercado no qual pretende empreender. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)

Ela ainda lembrou de sua realidade de consultora, quando, muitas vezes, foi acionada para ajudar uma empresa que já não tinha condições. “Não se pode deixar chegar a estes nível nunca”, afirmou. “Passamos por dificuldades que ensinaram isso. Hoje procuramos ter um olhar, pesquisar”, complementou, reforçando que, sem planejamento, a chance de sucesso é muito menor.

A Gourmeteria Criativa acabou selecionada para participar da Comitiva dos Chefs a partir desta sexta. O evento, que acontece na Estação Cultural (a antiga Estação Ferroviária Central, ao lado da Feira Central). “Nossa expectativa é de realmente poder apresentar bem os produtos com os demais presentes”, disse Renata, que espera ter ali “divisor de águas” para o negócio –que, para tanto, terá algumas novidades a serem apresentadas.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *