Administradoras de empresas, Regina Freitas e Ana Carla Castello contaram na Educativa 104.7 FM a troca das consultorias pela fabricação de temperos e geleias na Gourmeteria Criativa
“Temperar a vida”. Foi com essa visão que as administradoras de empresas Regina Freitas, 52, e Ana Carla Castello, 55, decidiram dar uma guinada nas carreiras e trocaram as consultorias pela cozinha. Há três anos, deram início à Gourmeteria Criativa que, da produção de dois temperos comercializados em uma pequena mesa na Praça Bolívia, levou-as a participarem a partir desta sexta-feira (16) da Comitiva dos Chefs, um dos principais eventos gastronômicos de Campo Grande.
Regina e Ana Carla participaram nesta quinta (15) do Bom Dia Campo Grande, onde contaram um pouco sobre a experiência de mudar de profissão em busca da satisfação pessoal. “São coisas que a própria vida vai pontuando para a gente”, afirmou Ana aos microfones da Educativa 104.7 FM. De uma família de cozinheiros “apaixonados por comer bem”, ela afirma que a transição ocorreu ao lado do trabalho de formação.
“As consultorias nos enriqueceram muito em conhecer as pessoas e os perfis delas e meu. Estamos aos poucos migrando de uma profissão para outra, mas o olhar tem sido muito para a gastronomia, com a culinárias, temperos e geleias”, prosseguiu ela, ao ressaltar que, com as mudanças no mundo, sentiu também a necessidade de se revigorar. “A comida sempre foi muito agregada a mim e, agora, vamos temperar a vida, dar sabor à vida”.
Regina destacou, porém, que a mudança não ocorreu de uma hora para outra. “Na verdade vem sendo pensada e amadurecida há muitos anos. O sistema de trabalho como consultora é muito valioso. Aprendemos muito, não só ensinamos, e esse aprendizado nos leva a crer que também tem de praticar”.
Rotina
Ana Carla reforça que a nova realidade obriga, também, uma quebra de paradigmas, como o contato direto com o público para as vendas –atualmente, os produtos são oferecidos em feias e eventos, além de parcerias com alguns pontos comerciais. Além disso, a comercialização permite uma nova experiência de ajudar as pessoas a buscarem uma alimentação mais sadia.
A realidade no novo negócio também é distinta. “Nossa vida tomou um rumo diferente e isso é muito legal. Há proximidade com o público e suas necessidades e desejos”, contou ela, citando a interação com os consumidores faz parte da receptividade positiva dos produtos. Regina, por seu turno, reforça que a mudança precisa levar em consideração os desejos do trabalhador –o “fazer o que se gosta”–, mas não fechar os olhos para a necessidade de dedicação ao projeto, sobretudo em seu início.
“É uma rotina bem puxada, hoje, onde temos de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. É se dividir entre o momento de preparar um cafezinho para receber o cliente, fazer a linha de produção, atuar na parte administrativa, negociar com o fornecedor, enfim, vários papéis praticamente em 24 horas”, narrou.
Preparação
Ana Carla frisou que o processo de fabricação de temperos começou com uma primeira combinação, chegou a experimentações até a diversificação, com a fabricação de geleias. “Fomos aos poucos ampliando e desenvolvendo”, destacou. Ambas fizeram, também, curso técnico na área de cozinha, o que ajudou no entendimento das técnicas de preparações e das orientações para os clientes.
As empresárias também deixaram suas dicas para quem pretende mudar os ares profissionais. Regina destacou como primeiro ponto a necessidade de estudar e se reciclar.
“A partir do momento em que você consegue identificar a atividade que te dá prazer em exercer, estude. Pesquise bastante sobre ela e ponha em prática. Faça um planejamento e, com persistência, não desista. As dificuldades são grandes, as portas não se abrem de uma hora para outra e nem ficam abertas”, disse ela, recomendando ainda a busca por orientação de profissionais e instituições.
Ana Carla, por sua vez, reforçou que, além da importância de se estudar, é preciso preparação econômica diante de eventuais dificuldades. Além disso, ela recomenda que haja clareza do potencial empreendedor em relação àquilo que ele sonha e a realidade do seu mercado. “Apenas saber fazer e gostar é uma coisa. Outra é saber se o mercado vai absorver. Não é só fazer, embalar e vender. Tem um monte de coisas associadas”, ressaltou.
Ela ainda lembrou de sua realidade de consultora, quando, muitas vezes, foi acionada para ajudar uma empresa que já não tinha condições. “Não se pode deixar chegar a estes nível nunca”, afirmou. “Passamos por dificuldades que ensinaram isso. Hoje procuramos ter um olhar, pesquisar”, complementou, reforçando que, sem planejamento, a chance de sucesso é muito menor.
A Gourmeteria Criativa acabou selecionada para participar da Comitiva dos Chefs a partir desta sexta. O evento, que acontece na Estação Cultural (a antiga Estação Ferroviária Central, ao lado da Feira Central). “Nossa expectativa é de realmente poder apresentar bem os produtos com os demais presentes”, disse Renata, que espera ter ali “divisor de águas” para o negócio –que, para tanto, terá algumas novidades a serem apresentadas.
Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.