plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 01:35

Embrapa e UFMS lançam aplicativo para ajudar na escolha de árvores em pastagens para região Amazônica

Acaba de ser lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela UFMS o aplicativo Arbopasto, desenvolvido para auxiliar os produtores rurais, pesquisadores, técnicos e acadêmicos no planejamento da escolha de espécies arbóreas em áreas de pastagem.

O aplicativo é resultado de uma grande parceria firmada pelas Embrapas Acre, Rondônia e Gado de Corte (Mato Grosso do Sul) e o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA/UFMS), da Facom, por meio do professor Amaury Antônio de Castro Junior e do graduando em Ciência da Computação Mário de Araújo Carvalho.

As unidades da Embrapa Acre e Rondônia uniram-se para a publicação do Guia Arbopasto, já disponível em versão impressa, que traz a catalogação de 51 espécies arbóreas da região amazônica para uso em áreas silvopastoris, de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), e contaram com a parceria da Facom e da Embrapa Gado de Corte para o desenvolvimento de um software que pudesse apresentar todas essas informações.

“Sobre a possibilidade de desenvolver um software que pudesse dar suporte a essas questões relacionadas a implantação de áreas ILPF, pensamos em um aplicativo pela mobilidade e porque depois iremos ampliar o potencial desse aplicativo para inclusive possibilitar o reconhecimento das espécies arbóreas através de fotos feitas no campo”, explica o professor Amaury.

A primeira versão foi desenvolvida para dispositivo Android, mas depois surgiu a possibilidade de trabalhar com uma tecnologia híbrida, a “aplicação web progressiva”, do inglês “Progressive Web Applications – PWA”, que possibilitou estender para IOS, desktop e também publicação na web. O aplicativo já está disponível na Play Store e pode ser acessado pela URL https://arbopasto.cpafro.embrapa.br/

Só é preciso acessar a internet uma vez para que seja feito o download de todo o catálogo. Depois disso, ele funciona off line em qualquer lugar, permitindo ao produtor rural usá-lo até mesmo quando estiver no pasto, onde geralmente não há conexão com a rede.

As espécies foram classificadas e ranqueadas com base em aptidões para produção de madeira e fornecimento de serviços múltiplos em sistemas silvipastoris. No aplicativo, o usuário tem acesso a informações da espécie, como nome comum, família, nome científico, ocorrência natural e bioma.

Na ficha técnica, estão dispostos dados como produção de mudas, valor comercial da madeira, fixação biológica de nitrogênio, velocidade de crescimento, potencial forrageiro e tóxico dos frutos, tolerância ao fogo em pastagens, interferência no pasto sob a copa, regeneração natural, forma de copa em pastagens, porte das árvores, entre outros.

“A aba da ficha técnica contém as informações que auxiliam o produtor. Com o filtro, é possível selecionar as características arbóreas necessárias para atender as necessidades de uma determinada área de pastagem. Por exemplo, selecionar mudas fáceis, velocidade de crescimento e potencial forrageiro. Serão apresentadas as espécies com as características definidas”, afirma Mário.

Conforme ranking elaborado pelos pesquisadores para o Guia Arbopasto, o bordão-de-velho (Samanea tubulosa) seria a espécie com melhores características para fornecimento de serviços, em especial devido a sua capacidade de fixar nitrogênio e também pela arquitetura da sua copa, que possibilita boa passagem de luz solar, de forma a não atrapalhar o crescimento das gramíneas em sua volta.

Além da foto da árvore inteira, ainda estão disponíveis imagens de frutos, caule, casca e folha. “Temos 51 espécies de árvores, com seis a sete imagens em média, cada. Fizemos o tratamento das imagens, com qualidade WebP, com a mesma qualidade da original, mas com tamanho menor para conseguir ser carregado mais rápido. Com isso, reduzimos de 500 para cerca de 20 MB”, diz o acadêmico Mário.

Também são cadastradas fotos das árvores ainda jovens, o que ajudará o produtor a identificar uma espécie quando for fazer a limpeza de ervas daninhas na pastagem, mantendo-a no pasto se for de seu interesse.

O projeto teve apoio financeiro do Banco da Amazônia e o pedido de registro já foi encaminhado pela Embrapa ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Expansão

Em uma nova etapa, novas funcionalidades estão sendo planejadas, como preparar o aplicativo para calcular a área de sombra, de forma a tentar prever qual a melhor disposição das espécies dentro da área cultivada, de forma a gerar determinada área de sombra para o gado.

Cada espécie tem suas características de tamanho de copa, altura, entre outras que deverão ser cruzadas para melhor atender o produtor.  “A ideia foi fazer algo análogo a esses aplicativos de busca de hotel. Selecionamos as características e depois ele te mostra as opções que se encaixam”, expõe o professor Amaury.

Outros biomas deverão ser incorporados, como o Cerrado. A base está pronta, agora o que falta é a identificação, catalogação e registro de imagens de cada uma dessas espécies que são comumente utilizadas em sistemas silvopastoris desse bioma, bastante presente em Mato Grosso do Sul.

“Pretendemos chegar em uma versão do aplicativo que consiga inclusive planejar a disposição das espécies de tal maneira que o produtor consiga organizar as árvores dentro da sua propriedade, fazer uma simulação de como as árvores ficariam, qual seria a área de sombra, conforme o alinhamento do plantio, qual seria o impacto disso, o ganho em relação a serviço, ao potencial econômico das espécies de exploração da madeira, entre outras possibilidades”, completa Amaury.

O professor sinaliza que existem vários outros cálculos, que ainda precisam ser incorporados à ferramenta e que aumentariam o seu potencial de aplicação e o suporte que poderia dar ao produtor rural. “Com base nisso, pretendemos desenvolver outros projetos de pesquisa – na graduação e na pós-graduação, no Programa de Mestrado em Computação Aplicada”, afirma.

Fonte: UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *