20 de abril de 2024 - 07:50

Em programação especial de Carnaval, TVE Cultura transmite o Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande

Acordo com a Lienca garante a transmissão, também no Portal da Educativa, dos dois dias de desfile; programação especial na Folia inclui shows de Recife com Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém, Leci Brandão e Alcione

Anderson Barão, diretor da Educativa 104.7 FM, Eduardo Neto, Bosco Martins, Cezar Roriz, diretor da TVE Cultura, e o procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães, em ato de assinatura do convênio para transmissão do Carnaval da Capital

A TVE Cultura e o Portal da Educativa vão transmitir o desfile das Escolas de Samba de Campo Grande no Carnaval de 2019, nos dias 4 e 5 de março. Os entendimentos, iniciados no fim de 2018, foram confirmados em um termo de cooperação mútua assinado na sexta-feira (22) na Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) entre o diretor-presidente da instituição, Bosco Martins, e o presidente da Lienca (Liga Independente de Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo de Souza Neto.

O desfile de Campo Grande vai integrar a programação especial que a TVE Cultura levará ao ar durante o Carnaval –que, em parceria com a TV Cultura, inclui shows da Folia em Recife, um dos mais agitados do Brasil e que terá atrações que vão desde Fafá de Belém aos Paralamas do Sucesso.

“Para nós é uma grande conquista, que nos leva a agradecer a confiança do Governo de Mato Grosso do Sul no evento”, destacou Eduardo, referindo-se também à confirmação do repasse de R$ 380 mil para a festa em Campo Grande, efetuado pela gestão estadual. “A atual administração é parceira do Carnaval da Capital desde o primeiro mandato do governador Reinaldo Azambuja, e a nós da Lienca não resta nada senão responder a esta confiança com empenho e dedicação para fazermos uma boa festa”.

Eduardo aposta que, com a exibição do desfile pela TVE Cultura –alcançando a todo o Mato Grosso do Sul e a 24 milhões de lares na América do Sul, graças às transmissões pelo satélite StarOne C2)–, “faremos uma festa brilhante, elevando o Carnaval da Capital e mostrando ao interior um belíssimo espetáculo”.

Bosco Martins destacou que tanto a TVE Cultura como a Educativa 104.7 e o Portal da Educativa estão alinhados à orientação dada pelo governo estadual de dar visibilidade a grandes expressões sociais e culturais.

“O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, têm sido objetivos quanto a importância de a administração de Mato Grosso do Sul se fazer presente e apoiar os grandes eventos do Estado. O Carnaval de Corumbá também teve apoio do poder público, e o de Campo Grande, que a cada ano se consolida no Estado, terá neste ano o acréscimo das transmissões pela TVE Cultura”, afirmou Bosco. “Essa parceria com a Lienca dará visibilidade a um evento tradicional e que, cada vez mais, atrai público na Capital”.

Eduardo Neto e Bosco Martins, em assinatura de termo de cooperação mútua para transmissão do Carnaval de Campo Grande pela TVE Cultura
Programação

O Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande acontece nos dias 4 e 5 de março, na avenida Alfredo Scaff –próximo à Praça do Papa. No primeiro dia, a partir das 19h, um bloco convidado fará as honras para abrir a festa na Passarela do Samba. No mesmo dia, vão para a rua as escolas Os Herdeiros do Samba, Unidos do Aero Rancho, Cinderela Tradição do José Abrão e Unidos do São Francisco.

Terça-feira é a vez da Unidos do Cruzeiro abrir os desfiles. Catedráticos do Samba, Deixa Falar, Igrejinha e Unidos da Vila Carvalho desfilam na sequência, em uma festa prevista para terminar às 3h. Na Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 17h, no Horto Florestal, acontece a apuração, e na sexta-feira (8) acontece a premiação das campeãs.

Folia Nacional

Em parceria com a TV Cultura de São Paulo, a TVE Cultura vai exibir também a movimentação do Carnaval do Recife 2019. A programação começa já nesta sexta-feira (1º), a partir das 21h15, com direito a shows do Maestro Forró, Nena Queiroga e Almir Rouge e do Belo Xis.

Sábado (2), Fafá de Belém, André Rio e Quinteto Violado, Banda de Pau de Corda, Som da Terra e os Paralamas do Sucesso agitam o público a partir das 20h50. No domingo (3), é a vez de Leci Brandão, Alcione e do Monobloco se apresentarem.

Na segunda e terça-feira, as atrações do Carnaval de Recife vão ser intercaladas com os intervalos do desfile de Campo Grande na grade da TVE Cultura.