plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 06:57

Em MS, mesmo com seca, produtividade do milho é revisada e passa a 76 sacas por hectare

A expectativa inicial para o milho de segunda safra em Mato Grosso do Sul era de colher 8,195 milhões de toneladas com produtividade média de 72 sc/ha.

Os dados do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) publicados no boletim técnico divulgado nesta terça-feira (21) confirmam que a área da 2ª safra de milho 2019/2020 será menor do que a da segunda previsão, saindo de 1,900 milhão para 1,895 milhão de hectares mas traz nova expectativa de produtividade que deve alcançar média de 76 sc/ha, conferindo produção estimada de 8,650 milhões de toneladas.

O boletim que confirma redução de 12,79% no total de hectares plantados com milho na safra 2019/2020, comparado a safra passada, explica que a redução se deve as condições climáticas adversas na época de colheita da soja.

O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, explica que o boletim mostra o início do trabalho de levantamento de produtividade média do milho 2ª safra em Mato Grosso do Sul muito centralizado nas regiões norte e centro-norte. “Isso porque nós concentramos nas áreas que estão com a colheita em processo mais avançado de execução e que representam pouco mais de 5% da safra de milho colhido”.

Segundo ele, o desenvolvimento dessa cultura de milho mostrou que o atraso na semeadura, somado a algumas instabilidades de chuva provocaram sim uma redução na produtividade média. “Porém essa redução foi menor do que havia sido estimado, por isso estamos com um levantamento um pouco mais otimista, levando de 72 sc/ha para 76 sc/ha. Ainda não entramos em ‘colheita franca’, as regiões que estão com a colheita atrasada são as que mais plantam milho, no sul do Estado”, completou.

Nos próximos levantamentos, segundo Dobashi, será verificado se haverá mais aumento na produtividade. “Hoje, nossa estimativa é de colher 8,65 milhões de toneladas, com uma precificação de R$ 38,50 a saca. Nessas negociações, ainda temos um pouco da safra de 2019 sendo comercializado e a safra de 2020 já nesse patamar de preço”. Finalizou.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck, comentou sobre a importância dos dados colhidos no projeto Siga/MS para o planejamento no Estado, destacando em especial nesta edição os impactos causados pelo clima e enaltecendo o importante aumento de produtividade.

O Projeto Siga/MS é desenvolvido em parceria entre a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a Famasul (Federação da Agricultura de MS) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado). Todas as semanas é divulgado um boletim informando sobre o andamento da principal cultura da época (clique aqui para fazer o download).

Kelly Ventorim, assessoria de comunicação da Semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *