29 de março de 2024 - 05:01

Em formatura de sargentos, governador destaca investimentos e valorização dos servidores da segurança pública

Durante a formatura de 254 novos sargentos da Polícia Militar, nesta manhã (19), em evento virtual, o governador Reinaldo Azambuja destacou os investimentos feitos em segurança pública, como a compra de viaturas, equipamentos, armamentos, qualificação profissional e política de valorização dos servidores.

“Desde quando assumimos em 2015 começamos uma restruturação das forças de segurança do Estado, com planejamento e investimentos. Com estes 254 novos sargentos, já são 5.285 policiais que passaram por nosso curso de formação neste período de seis anos”, afirmou o governador, durante a live da formatura.

Também ressaltou a importância da política de promoções dentro da Polícia Militar. “A fila não andava antes, hoje vemos esta restruturação e um trabalho profícuo de respeito, reconhecimento e cumplicidade para fortalecer as estruturas da segurança pública”.

O governador revelou que no início de maio haverá nova formação de mais 650 novos policiais e bombeiros militares e mais 260 policiais civis. “Isto reforça nosso comprometimento. Este bom trabalho gera resultados, por isso nós diminuímos neste primeiro trimestre todos os indicadores de homicídios, roubos, furtos e feminicídios e ampliamos o número de apreensões de drogas, são recordes acima de recordes”, descreveu.

O secretário estadual de Segurança, Antônio Carlos Videira, destacou que esta formação de novos sargentos mostra que apesar da pandemia, a Polícia Militar superou as adversidades e colocou à disposição da população estes profissionais capacitados e treinados para função. “Pedimos a eles empenho, dedicação e que mantenham o nível de excelência de atuação”.

Novos sargentos
Governador durante formatura de novos sargentos da PM (Foto: Chico Ribeiro)

O comandante da Polícia Militar, o Coronel Marcos Paulo Gimenez, destacou que esta promoção dos antigos cabos era um anseio da categoria, que busca ascensão na carreira. “O governador mostra à sociedade que mesmo durante a pandemia, é possível ter este fluxo natural de todas as carreiras. Todos os praças ao menos uma vez passaram por formação nesta gestão”, revelou.

A formatura dos novos sargentos ocorreu no auditório da Governadoria no modelo “híbrido”, com a participação presencial apenas das autoridades, orador e três primeiros colocados no curso de formação, os demais assistiram o evento de forma virtual. Ainda houve a homenagem ao subtenente José Valdo Assiole de Oliveira, que faleceu no ano passado e leva o nome da turma.

O formando Robson Ribeiro Franco, orador da turma, destacou que mesmo com a pandemia, o curso que foi semipresencial não parou e que a nova turma estará preparada para exercer a função e atender a população. “Vamos cumprir nossa missão de proteger o povo e garantir a ordem”.

Paraninfo da turma, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, reforçou a importância da segurança pública. “A atuação do Governo do Estado tem como missão elevar o desempenho em todos os serviços e, neste sentido, a segurança pública é um dos pontos principais, sendo que não trabalhamos este setor de forma isolada e sim de forma completa: equipando, motivando e reestruturando a carreira policial”.

Curso de formação

O curso de formação teve 1.020 horas/aula, de janeiro a abril, promovido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), na modalidade semipresencial.

Com esta promoção na carreira, os policiais estarão aptos para realizar novas funções dentro da corporação, como o comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares, além de outras atividades inerentes à função.

Além do governador, participaram da solenidade os secretários Antônio Carlos Videira (Segurança), Eduardo Riedel (Infraestrutura), Sérgio Murilo (Governo), além do deputado estadual Coronel David e do comandante da PM, o coronel Marcos Paulo Gimenez.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro