19 de abril de 2024 - 03:55

Em dia de Padroeiro, cidade para, cavalos saem as ruas e missa é rezada na praça

Ao amanhecer, não ouvir nada além do trotear dos cavalos no asfalto, que em procissão carregam a imagem de São Pedro Apóstolo pelos ruas da pequena cidadezinha do interior de Mato Grosso do Sul. O dia é de comemoração, o padroeiro de Bonito sai as ruas para abençoar a cidade, que desde 1928, quando ainda era apenas um pequeno vilarejo margeados por rios de águas cristalinas, celebra o santo como o protetor daquelas terras.

Na quinta-feira, 29 de junho, o feriado já está decretado e grande movimentação é para a Santa Missa, que neste dia é celebrada do lado de fora da Paróquia, em frente a Praça da Liberdade, às 8 horas,  logo após a procissão dos cavalheiros, que desde as 6 horas da manhã já estarão nas ruas do município.

A imagem de São Pedro percorre as ruas da cidade levando bençãos a todos (Foto: Kemila Pellin)

“Nossa fé em Deus faz com que nos cremos que nos santos encontremos um modelo de vida e com intercessão deles alcançamos as graças de Deus. Assim o povo sempre acreditou e buscou em São Pedro Apóstolo nessas terras do Rincão de Bonito. Nós queremos pedir no dia 29, bençãos sobre nossa cidade, as autoridades municipais em todas as esferas, ao nosso povo, nosso comércio, nossas famílias, que o Senhor, com a intercessão de São Pedro, continue abençoando e guardando o nosso povo”, destaca Padre Israel.

O almoço no Salão Paroquial também é uma forma de celebração, por meio de uma festa social, e marca a abertura da Quermesse realizada entre os dias 29 de junho e 02 de julho, com danças de quadrilha, comidas típicas e música regional, em frente a Paróquia.