plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 05:52

Em Bonito, terreno sujo pode gerar multa de quase R$ 6 mil

Em janeiro, 27 proprietários já foram notificados

A Secretaria de Saúde de Bonito, com apoio do Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Alexandre Estuqui Junior, está trabalhando para localizar, notificar e – se necessário – multar os proprietários, possuidores ou titulares (a qualquer titulo) de imóveis, incluindo construções, casas abandonadas e terrenos que se encontram sujos e sem manutenção. A medida, segundo o Executivo, é visa a prevenção e redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya.

De acordo com o Setor de Endemias, apenas no mês de janeiro já foram notificados 27 proprietários, dos quais 14 efetuaram a limpeza até esta segunda-feira (20). A expectativa é de que sejam expedidas pelo menos 100 notificações ainda neste mês.

A partir do recebimento da notificação proprietário tem 10 dias para efetuar a limpeza do terreno, sob a pena de multa no valor de R$ 5.864,00 (cinco mil oitocentos e sessenta e quatro reais), corresponde a 200 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Quando o proprietário se recusa a efetuar a limpeza do terreno o caso é repassado à promotoria.

De acordo a secretaria, as providências visam cumprir o artigo 141 do Código de Posturas do Município e o parágrafo 3º do artigo 5º da lei estadual Nº 4812 (de 7de janeiro de 2016), que institui o ESTADO DE ALERTA DE SAÚDE PÚBLICA, para combate, controle, prevenção e redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya.

A prefeitura também está realizando a limpeza dos terrenos pertencentes ao município.

MANTER TERRENO SUJO É INFRAÇÃO E ATENTA CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

Os dispositivos legais consideram como infração grave, prejudicial à saúde pública, manter terrenos baldios sujos, cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade, vilas e povoados. A limpeza é de responsabilidade do proprietário, possuidor ou responsável legal pelo imóvel.

As sanções previstas na Lei serão aplicadas aos proprietários de imóveis e, caso estejam alugados, serão aplicadas ao locatário por meio do CPF, ficando o responsável negativado, perante os órgãos públicos competentes.

Quando o proprietário mora em outro município a notificação é feita pelos Correios, com AR (Aviso de Recebimento). Foto: Divulgação
Quando o proprietário mora em outro município a notificação é feita pelos Correios, com AR (Aviso de Recebimento). Foto: Divulgação

OBRIGAÇÃO DE MANTER O IMÓVEL LIMPO

Após a limpeza, os proprietários, inquilinos, possuidores ou titulares a qualquer titulo, deverão garantir que os imóveis continuem limpos, evitando que a limpeza seja feita por determinação do município. Neste caso a multa imposta será aplicada em dobro, e progressivamente – a cada reincidência.

COMO AVISAR A SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE A EXISTÊNCIA DE TERRENOS SUJOS

A prefeitura recomenda que caso haja quintais sujos nas proximidades da residência o fato deve ser comunicado à Secretaria Municipal de Saúde por meio do telefone 3255-3307 (falar com Mariana), para que seja feita a notificação.

Com informações de Prefeitura de Bonito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *