20 de abril de 2024 - 01:02

Em ação da IASB e PMA, escolas ribeirinhas produzem calendário educativo sobre o Pantanal

A primeira Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, realizada ainda em 2016, com alunos das escolas ribeirinhas do Pantanal Sul, em Corumbá/MS, denominadas Escolas das Águas, originou na primeira edição do Calendário Educação Ambiental no Pantanal 2018. A iniciativa é da 2ª Cia da Polícia Militar Ambiental em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

O calendário tem a intenção de contribuir para disseminação da importância do Pantanal, e retrata o Bioma por meio do olhar de seus pequenos moradores: crianças que nasceram e cresceram em meio ao regime de cheia e seca, belezas naturais, fauna exuberante e a lida diária do Pantaneiro.

O lançamento oficial do calendário será no início de dezembro, em Corumbá, quando também acontece a inauguração do museu de Educação Ambiental da PMA, mas os ‘criadores’ do projeto já puderam contemplar o resultado final.

Na segunda quinzena de outubro a segunda edição da expedição proporcionou ações de educação ambiental em cinco escolas ribeirinhas, sendo quatro municipais e uma estadual, abrangendo um total de 200 alunos e entregou os calendários para os autores do desenho que o ilustram, bem como demais estudantes, professores e comunidade.

A expedição teve como objetivo promover atividades de educação ambiental de cunho teórico prático a fim de estimular nos participantes, a conservação deste importante Bioma. A equipe, formada por representantes da PMA, IASB, Polícia Militar e Prefeitura de Ladário, percorreu 300 km subindo o Rio Paraguai.

Vários temas ambientais foram discutidos, como questões voltadas à fauna,  tráfico de animais silvestres, caça ilegal, desmatamento e piracema. Palestras do PROERD (Programa Antidrogas), projeto da Polícia Militar, também foram ministradas, abordando questões sobre o alcoolismo, tabagismo, drogas e bullying.

A ação contou com a parceria do Instituto Homem Pantaneiro, Instituto Acaia Pantanal, Prefeitura de Ladário e Fundação de Turismo de Corumbá.

Fotos (Rodrigo Arruda, Kennia Moura, Diego Ferreira)