20 de abril de 2024 - 09:13

Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai será debatida em Bonito, Corumbá e Coxim

Os municípios de Coxim, Bonito e Corumbá recebem nesta semana, reuniões públicas e oficias regionais para divulgação do processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (PRH Paraguai). Os debates são promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), a Agência Nacional de Águas (ANA), os governos dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso e o Grupo de Acompanhamento (GAP) do PRH Paraguai.

As reuniões e oficinas  objetivam informar e ouvir a sociedade da Bacia, contribuindo para uma construção participativa do Plano e dão sequência a uma série de eventos que se iniciaram com os encontros para apresentar o Diagnóstico (situação atual da região) e o Prognóstico (possibilidades de mudanças e desenvolvimento), do PRH Paraguai. Na ocasião será apresentado um plano de ações, ou seja, uma proposta de programas e intervenções necessárias para superar os desafios apontados.

As primeira ações acontecem em Coxim, nesta segunda-feira (20) no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), com a reunião, aberta ao público ás 18h30. A oficina será realizada na manhã de terça-feira (21), das 8h30 às 12h30, no mesmo local.

Em Bonito, oficina e reunião acontecem na quarta-feira (22), ambas no Hotel Marruá, das 8h30 às 12h30 e das 18h30 às 21h30. O último município a debater o tema será Corumbá, na quinta-feira (23), com a reunião pública na Nacional Palace Hotel, a partir das 18h30 e na sexta-feira (24), com a realização da oficina, no mesmo local, a partir das 8h30.

O PRH é um instrumento de planejamento e funciona como balizador ao definir ações estratégicas em recursos hídricos para as regiões. O objetivo do Plano é propor ações e metas para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplos interesses dos usuários, do poder público e da sociedade civil organizada.

O envolvimento da sociedade é fundamental na elaboração do PRH Paraguai, cujo sucesso refletirá o resultado de uma construção participativa e integradora dos diversos atores da Região Hidrográfica do Paraguai.

Para garantir a participação nas Oficinas Regionais é indicado confirmar a presença no evento i,dicando em qual cidade irá participar. Clique aqui para acessar o formulário.

Horários das Oficinas
Horários das Reuniões Públicas