plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 19:30

Egberto Gismonti é o destaque no Sala de Jazz

Divulgação

Clayton Sales traz aos amantes do Jazz o álbum “Música de Sobrevivência” do músico Egberto Gismonti e sua banda. O disco foi lançado em 1993 e traz a participação dos músicos Nando Carneiro, Zeca Assumpção e Jaques Morelenbaum.

Egberto Gismonti nasceu em 5 de dezembro de 1947 em Carmo, cidade do interior do Rio de Janeiro. Filho de pai libanês e mãe italiana, Egberto começou a estudar o piano cedo, aos 5 anos de idade. Seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música na adolescência contemplaram flauta, clarinete e violão além do piano. Nessa mesma época estudou música popular e folclórica brasileira, chegando a passar uma temporada vivendo com os índios no Xingu.

Em 1968, participou de um festival da TV Globo com a canção “O Sonho”, defendida pelos Três Morais. Partiu nesse mesmo ano para a França, onde estudou música dodecafônica com Jean Barraqué e análise musical com Nadia Boulanger. Em 1969, lançou seu primeiro disco, Egberto Gismonti.

Nos anos 1970, Gismonti se dedicaria a pesquisas musicais e voltaria-se quase exclusivamente para a música instrumental. No V Festival Internacional da Canção, em 1970, concorreu com “Mercador de serpentes”. A hesitação das gravadoras brasileiras com o seu estilo o levou a procurar refúgio em selos europeus, pelos quais lançou vários álbuns nas décadas seguintes.

O choro o levou a estudar o violão de oito cordas e a flauta, a curiosidade com a tecnologia e a influência da Europa o levaram aos sintetizadores, a curiosidade com o folclore e as raízes do Brasil o levaram a estudar a música indígena do Brasil, tendo mesmo morado por um breve período com índios Iaualapitis, do Alto Xingu.

Entre os músicos com os quais colaborou ou colaboraram com ele, estão Naná Vasconcelos (“Dança das Cabeças”, de 1976), Marlui Miranda, Charlie Haden, Jan Garbarek, André Geraissati, Jaques Morelenbaum, Hermeto Paschoal, Airto Moreira e Flora Purim.

Gravou quinze discos entre 1977 e 1993 para o selo alemão ECM, dez dos quais lançados no Brasil pela BMG em 1995. Por meio de seu selo Carmo, recomprou seu repertório inicial e é um dos raros compositores brasileiros donos de seu próprio acervo.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Sala de Jazz” vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da 00h na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *