28 de março de 2024 - 21:36

Educação em Direitos Humanos das Mulheres é tema de projeto de extensão

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), iniciou nesta terça-feira (11), o Projeto de Extensão sobre Educação em Direitos Humanos das Mulheres, na modalidade virtual.

O projeto será desenvolvido em duas etapas compostas de ações que atendam públicos diferentes. Na primeira etapa, serão realizados 11 módulos, compostos por estudos e capacitações para gestoras municipais de políticas para mulheres e profissionais que atuem na defesa e garantia dos direitos das mulheres. Na segunda etapa, as gestoras farão visitas às comunidades rurais, quilombolas e indígenas para conversar e orientar as mulheres sobre seus direitos humanos.

Abrindo o primeiro módulo, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, destacou a dimensão do projeto. “Quando iniciamos as tratativas para esse projeto, pensamos inicialmente para gestoras de políticas públicas para mulheres dos municípios que fazem parte do projeto MS Fronteiras. Porém ampliamos para todas as gestoras e demais pessoas interessadas e que atuam na pauta. Eu acredito que o conhecimento empodera, e com esse grupo de trabalho podemos executar a sororidade na prática, fazendo a diferença na nossa vida e na vida das nossas comunidades, tornando-nos multiplicadoras de informações”, ressalta.

As capacitações estão sob a coordenação da Professora Drª. Marinete Rodrigues da Unidade de Amambai da UEMS. Que reforça a importância do projeto de extensão como um espaço para reflexão, debates e aprendizagem sobre os Direitos Humanos das Mulheres. “A partir de uma Educação em Direitos Humanos das Mulheres, buscamos ampliar o conhecimento sobre os princípios que orientam as ações em prol da conscientização de que o acesso aos Direitos Humanos deve ser amplo, pleno e irrestrito, conforme o Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos. ”

Cada capacitação será desenvolvida em uma única semana conforme datas agendadas no cronograma e terá a duração total de 6 horas, ou seja, 3 horas por dia. E a inscrição pode ser realizada por módulo.

As Professoras da UEMS são as responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos e das atividades. Os certificados serão produzidos e enviados pela Coordenadora do Projeto/UEMS e gerados por módulo.

Acesse aqui o cronograma do Projeto de Extensão sobre Educação em Direitos Humanos das Mulheres.

Faça aqui sua inscrição.

Mais informações: mulheres@segov.ms.gov.br  e marizak@uems.br

Jaqueline Hahn Tente, SECIC