*Por Antonio Sales
Quando se trata do contexto educacional, do universo escolar,é relativamente comum usar esses termos indistintamente como se fossem designações diferentes de um mesmo conceito ou de um mesmo campo do saber. No entanto, são conceitos relacionados, porém distintos. Educaçãodesigna um campo do saber que se ocupa em estudar as funções sociais da atividade educacional. Estuda políticas públicas, princípios gerais de didática, processos de aprendizagem, gestão escolar e funções da escola, entre outros temas desse universo amplo. Quando se trata de um sujeito, educação é uma referência à sua formação no sentido amplo: intelectual, social, moral e ético.
Ensino, por sua vez, designa um campo do saber mais limitado, inserido no contexto educacional, que estuda o ato de ensinar, os processos que se desenvolvem na relação professor-saber. Quando se refere a um sujeito, trata do seu modus operandi, do seu fazer como professor.
Enquanto a educação, parte do pressuposto de que se deve educar para a vida em sociedade, seja para mantê-la ou para transformá-la,dependendo da visão adotada, e se preocupa com as interferência dos fatores sociais e econômicos na aprendizagem, o ensino valoriza o papel do professor como transmissor, socializador ou mediador de um saber constituído. Portanto, valoriza o conteúdo e está centrado na ação do professor.
Alguns pressupostos que habitam o universo dos que se ocupam em estudar o ensino: havendo um bom ensino haverá aprendizagem; o conteúdocontém elementos suficientes para motivar e mudar preferências intelectuais e comportamentos; um conteúdo corretamente apresentado produz bons resultados e o aluno vai à escola para aprender conteúdos.
Nesse universo de discussão se insere ainda a Educação Matemática. Um campo do saber que se ocupa em estudar as relações que se estabelecem em sala de aula envolvendo professor-aluno-saber. Sendo esse saber a matemática escolar. Entende queo saber escolar é uma versão do saber acadêmico ou científico, é uma transformação dele. A teoria que estuda essa transformação chama-se Transposição Didática.
A Educação Matemática admite que o saber pode conter obstáculos epistemológicos, dificuldades inerentes ao próprio saber logo, ele nãobasta por si mesmo, ou não é uma simples apresentação bem feita que se mostra suficiente para que ocorra a aprendizagem. Admite também que o ensino e a aprendizagem são mediados pelo estudo, portanto, se ocupa em estudar processos de estudo. Entende que a interação professor-aluno-saber influencia na aprendizagem e que se estuda para aprender a ciência e para ser cidadão.
Esse campo do saber vem se destacando no cenário mundial, vem se mostrando profícuo e tem envolvido milhares de pesquisadores. No BrasilSociedade Brasileira de Educação Matemática existe oficialmente de 1988.
*Prof. Antonio Sales é Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação. Docente Sênior em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professor da Anhanguera-Uniderp.