plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

13 de julho de 2024 - 19:10

Educação ambiental é elaborada em planejamento interdisciplinar na EE Hermelina Barbosa Leal

Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, no município de Cassilândia, realizou, no último mês de novembro, com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a campanha de sensibilização no descarte correto de pilhas e baterias.

Foi abordado diferentes assuntos alicerçados na pesquisa e em avaliações processuais práticas, buscando a conscientização dos estudantes em adotarem hábitos sustentáveis na preservação do meio ambiente

Foi elaborado um planejamento interdisciplinar, entre os componentes curriculares de Biologia, Geografia, Matemática e Química, de acordo com a proposta de campanha de sensibilização do descarte correto de pilhas e baterias, seguindo a Resolução nº 3.322, de 13 de setembro de 2017, que trata da oferta de Educação Ambiental nas escolas estaduais, tema integrante do currículo.

De acordo com cada componente curricular envolvido, foi abordado diferentes assuntos alicerçados na pesquisa e em avaliações processuais práticas, buscando a conscientização dos estudantes em adotarem hábitos sustentáveis na preservação do meio ambiente.

Interdisciplinalidade foi realizada para sucesso do projeto, na Escola da Autoria

Interdisciplinaridade

Nas aulas de Biologia, com a professora Andreia Cremonez, foi desenvolvido pesquisa na internet, na sala de tecnologia, sobre os impactos ambientais (solos, rios, vegetações) ocasionados pelos resíduos de pilhas e baterias pela ação inadequada de despejo de materiais tóxicos.

Nas aulas de Geografia, com o professor Paulo Rosa, foi abordado por meio da pesquisa na internet, as questões dos impactos no meio ambiente e as leis sobre as orientações que o fabricante dá a sociedade, em relação ao seu uso e descarte correto. Além disso, o professor orientou os educandos na formatação de textos em formatos publicitários, no intuito da construção de panfleto e vídeo informativo em prol da Campanha.

Nas aulas de Química abordou-se com o professor Josias Ricardo, sobre os elementos químicos nocivos ao meio ambiente, em relação aos descartes de pilhas e baterias em locais indevidos e que os estudantes pudessem dinamizar os componentes encontrados nas pesquisas com a tabela periódica, para desenvolver saberes dos símbolos químicos.

Nas aulas de Matemática, com o professor José Eduardo, foi realizado pesquisa na internet sobre dados estatísticos relacionados as questões de descartes de pilhas, sobre o mercado consumidor e a reciclagem no Brasil, com o intuito da construção de gráficos informativos, utilizando softwares como Microsoft Word e Excel, sobre tais problemáticas.

Informações culminaram na elaboração de panfleto em prol ao descarte consciente
Material informativo

Todas as informações pesquisadas nas aulas dos diferentes componentes curriculares envolvidos, serviram para construção dos materiais informativos (panfletos e vídeo), no qual os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de autoria, foram os grandes responsáveis e protagonistas da campanha.

Como culminância, entregamos em todas as turmas de nossa escola, o panfleto informativo em prol da sensibilização no descarte correto de pilhas e baterias.

O projeto teve coordenação de Josias Ricardo e Rodrigo Fázio, com apoio da assessora pedagógica Ana Célia, sob direção escolar de Jonas Romão da Rocha e Sérgio Ap. Rodrigues de Oliveira.

Veja o vídeo informativo da Campanha de Sensibilização de pilhas e baterias de nossa escola na plataforma do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=L3t2rT3PenM

Adersino Júnior, SED

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *