29 de março de 2024 - 09:17

Eduardo Riedel é eleito ao Governo de MS com 56,9% dos votos

O Estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a confirmar a eleição do novo governador nas eleições de segundo turno, nesse domingo (30). Os eleitores sul-mato-grossenses elegeram Eduardo Riedel (PSDB) a governador do Estado com 808.210 votos (56,90% dos votos válidos). Já Capitão Contar (PRTB) recebeu 612.113 votos (43,10% dos votos válidos).

Às 17h16 a eleição já estava matematicamente decidida no Estado. Com 92,23% dos votos totalizados, naquele momento, Riedel contava com 757.316 votos (56,40% dos votos válidos), contra 582.471 votos (43,60% dos votos válidos) recebidos pelo candidato Capitão Contar (PRTB).

Eduardo Riedel é um empresário de 53 anos, candidato eleito pela federação PSDB/Cidadania em coligação com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT. Já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Também atuou como secretário estadual de Governo e de Infraestrutura.

“Este é o momento de somente agradecer, a cada um dos 808.210 sul-mato- -grossenses que depositaram um voto de confiança não só no Eduardo Riedel, mas no projeto apresentado para Mato Grosso do Sul. Um projeto que prevê crescimento, desenvolvimento com justiça social, com inclusão pra gente criar uma sociedade cada vez mais própria, próspera e gerando oportunidades pras pessoas de uma maneira geral”, comemorou o futuro governador.

Carioca, Eduardo Riedel é formado em ciências biológicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é mestre em zootecnia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Jaboticabal (SP). Segundo biografia que postou nas suas redes sociais durante a campanha, passou “a infância e a juventude entre a orla e os campos de várzea, no Rio, e outros campos, os da antiga fazenda Sapé, em Maracaju (MS)”.

Em 1995, assumiu a gestão da fazenda da família e, conforme aponta no vídeo, “mudou o perfil produtivo” da propriedade rural, que se tornou referência de “governança familiar, sustentabilidade e diversificação”. A atuação voltada ao agronegócio fez Riedel ocupar cargos em diversas entidades da área. Foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju e, entre 2006 a 2012, presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Também foi diretor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

Em 2015, assumiu como secretário estadual da Infraestrutura sob o governo de Reinaldo Azambuja. Ficou no cargo até abril de 2021. Riedel é casado há 28 anos com Mônica, com quem teve dois filhos, Marcela e Rafael.

Saiba como foi a apuração e a consolidação da eleição de Eduardo Riedel como governador na reportagem de Daniela Benante ao Jornal da Educativa desta segunda-feira (31).

Foto: Saul Schramm